Ao seu devido tempo e com paciência. Quando o pediatra aconselhar, comece a oferecer purês ao seu bebê. Faça isso, seguindo estes conselhos:

Introduza cada alimento em pequenas quantidades e vá aumentando gradualmente. Acrescente os novos alimentos à sua dieta um a um, esperando alguns intervalos de dias antes de oferecer o alimento seguinte, para dar-lhe tempo para se familiarizar com o sabor e também para observar se produz alguma reação adversa tais como, diarreia, ou a aparição de alergias na pele.

Lembre-se que o objetivo é familiariza-lo com os alimentos mais básicos, não é preciso que ele prove muitos alimentos. Não tenha pressa para dar-lhe tudo, a variedade chegará a partir do primeiro ano. Consulte o pediatra em caso de qualquer anomalia relacionada com a nova alimentação, desde mal estar, alergias na pele e até se ele rejeitar o alimento com persistência.

Cereais ou Purês?

A principal razão dos cereais serem incluídos primeiro na alimentação é o seu sabor doce e agradável e a sua textura suave. Ambas as qualidades os transformaram no alimento com melhor aceitação, mas a ordem de introdução, seja cereal, frutas ou verduras, não importa.

Quando oferecer a primeira papinha:

Escolha somente um ingrediente de cada vez, se optar pelos cereais, arroz ou milho, se começar pelas verduras, batata ou abobrinha, e no caso das frutas, pera ou maçã. O primeiro purê tem que ser claro e homogêneo.

O seu bebê já terá perdido o reflexo de expulsão, é por causa dele que empurrava os alimentos sólidos com a língua, mas ele ainda não começou a ensaiar os movimentos de mastigação, então só vai engolir o purê, quase da mesma maneira que faz com o leite.

Use o liquidificador até os sete meses de idade. Dê primeiro o peito ou sua mamadeira e depois algumas colherinhas de purê ou papinha de fruta. Sirva o purê em pequenas quantidades tanto no prato como na colher. Continue até perceber que ele não quer comer mais. Nos dias seguintes, vá aumentando a quantidade de cereais, frutas ou verduras, e acrescente novos ingredientes.