Uma vez em casa, sem a ajuda dos profissionais, como você deve limpar e cuidar do cordão umbilical? Vamos te dar todas as dicas.

Como Cuidar do Cordão Umbilical:

Limpar o cordão umbilical serve para desinfetar a pequena ferida e, desta maneira, evitar infecções. Em geral, é utilizado o álcool 60 graus, água oxigenada ou produtos semelhantes. Depois, sobre o umbigo, você pode aplicar uma gaze estéril.

Em casa, não é necessário seguir com esses cuidados, a menos que o pediatra o indique, já que foi comprovado que uma medicação prolongada tende a retardar a cicatrização.

É suficiente mudar a gaze todos os dias e verificar se o coto está bem seco a cada vez que trocar a fralda. Se estiver molhada com xixi, como acontece muitas vezes com as crianças, você deve lavar com uma faze embebida com água; em seguida, seque e cubra com uma gaze limpa.

O ideal seria deixar a criança com a barriga descoberta o maior tempo possível e evitar cobrir o umbigo com a fralda, para impedir que a área se molhe com xixi.

O cordão umbilical cairá sozinho em duas ou três semanas após o nascimento. A cicatriz que permanecerá é a única cicatriz que todos os seres humanos possuem. É o que todos nós conhecemos como umbigo.