São muitas as dúvidas que surgem quando somos mães. Uma delas é em relação a alimentação. Durante os primeiros meses de vida, a criança deve ser alimentada pelo leite materno, mas ao prescindir dele, o que é mais aconselhável? A mamadeira parece ser a resposta mais habitual. Em Bebês Dicas, te damos as chaves sobre como preparar uma mamadeira corretamente e sem dificuldade.

Quando compramos uma mamadeira, devemos verificar se está corretamente aprovada. Para o resto, os produtos oferecidos pelo mercado são muito similares. As mamadeiras de bebê costumam ser feitas de vidro ou plástico duro. As de vidro são as mais aconselháveis durante os primeiros meses. Geralmente são térmicas, o que permite conservar a temperatura do leite. Não devemos deixar, em nenhum caso, que a criança manipule a mamadeira. É muito pesada e ela pode se machucar. A partir dos seis meses, você pode escolher uma mamadeira de plástico duro anatômico para que o bebê possa facilmente manipular e se familiarizar com ela.

Outro dos elementos fundamentais da mamadeira é o bico. O bico tem que ter um orifício que permita a saída lenta do líquido, em forma de gotejamento para que não exista nenhuma possibilidade de que a criança engasgue. O bico deve ser substituído periodicamente, porque se desgasta, principalmente pela dentição da criança. A mamadeira deve ser verificada para que não existam rupturas nem lugares onde possam se abrigar resíduos ou bactérias.

Todos os elementos da mamadeira devem ser fervidos previamente à sua utilização. Normalmente, a mamadeira deve estar fervendo durante cerca de 20 minutos e o bico durante 5. É muito importante que toda vez que preparamos uma mamadeira, lavemos as mãos para não introduzir nenhuma bactéria, tanto no recipiente quanto no alimento.

Como Preparar Uma Mamadeira

  • Calculamos a água com a medida da mamadeira, fervemos durante dez minutos e depois deixamos esfriar. Você pode usar água mineral, se preferir. Posteriormente, calculamos as colheres de leite em pó a serem adicionadas. Todas as embalagens indicam os valores indicativos que precisam as crianças em relação à sua idade. A quantidade padrão é de 40 mililitros para cada colher de leite em pó.
  • Aquecemos a água, adicionamos o leite em pó e agitamos para homogeneizar a mistura. Antes de dar a mamadeira para o bebê, devemos verificar no dorso da nossa mão, a temperatura do leite, além de monitorar que o bico está cheio de leite e não de ar.

Você deve se lembrar de dar a mamadeira ao seu bebê a cada 3 horas, embora durante a noite você possa espaçar mais as mamadas. Tenha em mente que nem todas as crianças comem o mesmo, se seu bebê não termina a mamadeira, não o force a tomar. Se, por outro lado, termina a mamadeira sem problemas, consulte o seu pediatra para saber se precisa aumentar o número de mamadas diárias.