Os espaços ao ar livre são os melhores lugares para promover a estimulação sensorial dos bebês em todas as suas variantes. Aproveite a praia ou a montanha para trabalhar com a visão, o tato e o olfato. O verão e os espaços ao ar livre abrem várias possibilidades para que o bebê estimule os seus cinco sentidos.

Nas montanhas ou na praia, o bebê pode olhar a curta e a longa distância, tocar texturas que normalmente não tem a mão, como areia, grama, água e lama, descriminar odores desconhecidos, como o do mar, ou do campo e escutar sons de um rio, das ondas, de outras crianças e de outros pais. Aqui estão algumas idéias para a estimulação sensorial de seu filho.

  • Audição: Brincar de fechar os olhos e adivinhar se o que ouve é o som de um pássaro, de um cão latindo, ou das árvores se movimentando com o vento.
  • Visão: para trabalhar com este sentido, indique objetos que se situam muito próximos, o cubo, a pá, a toalha, ou muito longe, como avião, e a gaivota no céu.
  • Olfato: uma forma de estimular o olfato é lhe aplicar massagens com o filtro solar para protegê-lo do sol, o dos bebês contém suaves perfumes. Se for muito pouco, você pode brincar de reconhecer e diferenciar os odores da grama e das flores. E quando leva-lo para passear, ensine os aromas da natureza.
  • Tato: A areia da praia é um elemento que dá para brincar muito para estimular os sentidos sobre o tato. Deixe que a toque com gosto, que brinque nela e que a misture com água, para descobrir que se transforma em uma textura diferente.
  • Paladar: Se entrar com o seu filho no mar, deixe que ponha a língua para fora para provar a água tão estranha que é salgada, totalmente diferente da água da sua banheira. E se ele já pode comer de tudo, aproveite a gastronomia da região onde esteja e o anime a provar novos pratos e sabores.