A chegada de um bebê ao mundo é uma grande mudança para toda a família, mas se em vez de um, forem dois ou três ou mais, as vicissitudes se multiplicam quase na mesma medida.

Dicas Úteis Para Cuidar de Gêmeos Que Funcionam:

Dois no mesmo berço? Como todos os recém-nascidos, necessitam de um tempo para adquirir bons hábitos de sono. No início os bebês podem dormir no mesmo berço para se sentirem mais seguros e tranquilos, porque reproduz a situação do ventre materno. Só é necessário separá-los para evitar que despertem se o ritmo de sono for diferente. Se você deseja que continuem dormindo perto um do outro, existem berços especialmente desenhados para gêmeos.

Choro em dobro. O choro é uma das situações que mais preocupam os pais, e se é produzido em dobro, os nervos são afetados seriamente. Em muitas ocasiões não sabem quem consolar primeiro. Mantenha a calma e pense que, embora chorem um pouco mais, não vai acontecer nada. Resolva os problemas um há um e tenha sempre em mente que uma das particularidades dos gêmeos é que em poucas semanas aprendem a esperar a sua vez. Com o tempo você vai conhecê-los e vai saber há cada momento quem deve ser consolado primeiro, e inclusive vai conseguir amamentar e dar atenção a cada um deles.

A amamentação materna é possível. O peito está preparado para alimentar mais de um bebê. A quantidade de leite não é problema porque quanto maior o estimulo maior a produção. O pediatra vai controlar a curva de crescimento dos bebês, que vai indicar se é suficiente ou se é necessário complementar com mamadeira. O melhor é que você aprenda a amamentar um de cada vez, um em cada peito. Dessa forma o ritmo é regulado e você vai dispor de mais tempo livre entre as mamadas, porque no início, como tem pouco peso, deverão ser alimentados a cada duas horas. O pediatra indicará como deve ser feito. O mais cômodo para não prejudicar a sua coluna com o peso dos dois bebês é amamentar na cama. Existem almofadas especiais, mas se não tiver uma, coloque uma normal debaixo do corpo de cada bebê para que a sua boca fique na altura correta. Mude de peito a cada mamada. Se você der mamadeira, divida a tarefa com o seu parceiro ou familiares para ganhar tempo. Alterne os bebês para que todos aproveitem os mimos e os momentos de ternura que ocorrem durante a hora da alimentação.

Comprar por dois. No mercado, podem ser encontrados artigos que facilitam o cuidado e o descanso dos bebês como mochilas duplas, separadores de berço, itens para unir cadeira de passeio e carrinhos especiais. Planejar bem o que precisam em função das características da sua casa, visite comércios especializados, procure conselhos com outros pais e vá comprando à medida que precisar são sábias medidas. As páginas da web de associações de partos múltiplos são um bom ponto de partida para localizar todo tipo de acessórios especiais para gêmeos e trigêmeos. Uma opção interessante que não deve esquecer são os mercados de segunda mão.

Não chame de “gêmeos”. Eles nasceram ao mesmo tempo não significa que os seus filhos sejam iguais. Cada um tem o seu próprio caráter e é mais importante reforçar desde o nascimento a sua individualidade. Dedique tempo a cada um em separado e chame-os pelo seu nome, não se dirija a eles como “os gêmeos” ou os “bebês”. É aconselhável incentivar a personalidade de cada bebê escolhendo roupas diferentes para eles. Se as pessoas confundi-los por sua forte semelhança física, é conveniente associar cada bebê com um laço, broche, etc, permitindo uma identificação rápida.