O sono do bebê é um dos aspectos mais importantes e interessantes do desenvolvimento das crianças durante o seu primeiro ano de vida. Os bebês passam uma boa parte do dia dormindo. Mas, sabia que em 50% do tempo que empregam dormindo, o seu cérebro continua ativo?

O normal é que o bebê chegue a dormir até 16 horas durante os primeiros meses. O bebê precisa dormir muito mais horas que o adulto. Ao dormir, o organismo do bebê realiza funções essenciais para o seu ótimo desenvolvimento. O sono do bebê interfere na maturação de seu cérebro. Isto significa que, ao dormir, as habilidades intelectuais do bebê são reforçadas.

Além disso, durante as horas de sono, o organismo, segrega mais quantidade de um hormônio conhecido como “hormônio do crescimento” (HGH). Nos bebês, os níveis de produção deste hormônio são normalmente muito elevados. Dormir também ajuda o bebê a crescer. O sono do bebê difere em muitos aspectos do sono dos adultos. Enquanto o sono de uma pessoa em idade adulta é composto de cinco fases, o sono do bebê é composto somente por duas fases. As duas fases que compõe o sono do bebê são a fase REM e a fase não REM. Durante a fase REM do sono, chamada desta maneira pelas siglas de sua denominação em inglês Rapid Eye Movemente, o cérebro permanece ativo, com uma atividade elétrica similar a do estado de vigília.

Durante a fase não REM, o bebê descansa tanto física como psiquicamente. É certo que o bebê dorme muito mais horas que o adulto, mas também em 50% do tempo que passa dormindo, o seu cérebro está plenamente ativo. Nos adultos, a fase REM ocupa somente 25% das horas de sono. Além disso, os bebês ficam adormecidos diretamente na fase de sono REM. No sono dos adultos, esta fase completa o que é conhecido como um “ciclo de sono”. Ou seja, a fase REM aparece somente depois de superar as quatro fases restantes que, no sono adulto, compõem a fase não REM.

Portanto, não se surpreenda se, assim que o seu bebê dormir se inicie os movimentos próprios do sono REM, relacionados no adulto com o sono tardio. O movimento rápido dos olhos, a respiração irregular e, em alguns casos as expressões faciais, são movimentos reflexivos que o bebê faz sem perceber.

Quando o Bebê Começa a Dormir Durante Toda a Noite?

Durante o primeiro ano de vida, o sono do bebê vai evoluindo de maneira natural até se adaptar aos padrões do sono adulto.

É claro, que nem todos os bebês evoluem no mesmo ritmo e nem tem as mesmas necessidades. O normal é que, gradualmente, o bebê aprenda a distinguir a noite do dia e a identificar as horas de escuridão como as horas de dormir.

Como Ensinar o Bebê a Dormir:

Por que é preciso ensinar o bebê a dormir? Nem todos os bebês se adaptam com a mesma facilidade ao horário dos adultos. Para alguns bebês é mais difícil “aprender a dormir”, ou seja, adquirir hábitos saudáveis de sono. Manter certa regularidade horária, não praticar atividades físicas antes de dormir ou evitar os cochilos prolongados são alguns conselhos fáceis para ensinar o seu bebê a dormir.