Os especialistas recomendam que o primeiro banho do bebê seja realizado, depois que o cordão umbilical se desprendeu, aproximadamente, entre dez e quinze dias, após o nascimento, para evitar possíveis infecções através do seu umbigo.

Além disso, o primeiro banho não apenas constituí uma sessão de higiene, mas um momento especial para você e para o bebê, em que ambos, poderão desfrutar desse momento.

Como Dar o Primeiro Banho do Bebê

Procure dispor de uma banheira o mais simples possível para o seu bebê e coloque-a em um quarto onde não haja correntes de ar, mas que tenha suficiente espaço para dispor de uma área para colocar o trocador do seu bebê para tirar a sua roupa e colocá-la.

Use um sabão hipoalergênico especial para bebês, que cuide da sua pele e um óleo hidratante para após o banho, assim como, cotonetes adequados para o seu bebê, isto é, que não soltem fibras, para limpar seu nariz e ouvidos e o material necessário para a limpeza dos olhos. Da mesma forma, você deve dispor de toalhas grandes e fraldas.

Com 25 ou 30 centímetros de água na banheira do bebê, serão suficientes para molhá-lo adequadamente por todo o corpo, mantendo seu braço abaixo do pescoço, enquanto sustenta seu corpo pelas costas para evitar que afunde e a temperatura da água deve estar entre 26º e 27ºC. O primeiro banho não deve durar mais de cinco ou sete minutos, o que você poderá ir prolongando progressivamente nas seguintes sessões.

Procure começar com as partes mais limpas e sempre de cima para baixo, deixando a cabeça para o final que é o que ele menos gosta e limpa com a ajuda de um cotonete, os ouvidos e o nariz e com uma bola de algodão, os olhos, sempre desde o lacrimal até a borda, para extrair a sujeira.