A escolha da roupa do bebê, especialmente para o primeiro filho, necessita de algum conselho, já que muitas vezes as roupas escolhidas não são as mais adequadas para o bebê. Quando estava de apenas três meses de gravidez, meu marido não pode resistir à tentação de me trazer o primeiro body para nosso bebê, era branco e se prendia no bebê com uma laçada cruzada tipo traje de karatê.

Embora ainda faltassem seis meses para o nascimento de nosso filho, me comovia ver essa roupa tão pequenina e me imaginava colocando-a no meu Bebê. Mesmo com a emoção do momento, antes de lançarmos as comprar do enxoval do bebê, temos que lembrar que os bebês necessitam de roupas confortáveis, não muito justas, que tenham mangas fáceis de vestir e que podem ser alargadas sem dificuldade.

Temos que levar em conta a dificuldade que no começo envolve a tarefa de vestir um bebê recém-nascido, sendo assim, devemos evitar laços que podem ficar enroscados em suas mãos ou pequenos botões que podem se desprender facilmente. Precisaremos de total e rápida acessibilidade às fraudas (a principio, teremos que troca-las muitas vezes). Mesmo que seu bebê nasça no verão, é necessário que disponha de um macacão de mangas longas, e um casaquinho com gorro.

Os sapatinhos também são um item essencial tanto no inverno quanto no verão, os bebês perdem muito calor através dos pés e da cabeça. Evite cores fortes (por causa dos corantes), as cores mais apropriadas para um bebê são o branco e os tons pastel.

Se você preferir, pode lavar a roupa do bebê na lavadora, juntamente com as roupas da família, se não estiverem muito sujas e se o bebê não apresenta nenhum tipo de dermatite ou alergia. Mesmo assim, devemos evitar alvejantes, sabão agressivo e amaciante.

O melhor é usar um sabão neutro, delicado com as roupas e sem perfume excessivo. O ferro é um elemento fundamental para a roupa do bebê, já que passar as roupas é um dos mais eficientes desinfetantes (quando se usava fraudas de pano, passar as fraudas, era um dos conselhos mais frequentes, para manter a higiene correta da pele do bebê).