Os bebês tem o mesmo problema para dormir com o calor que os adultos. O que podemos fazer para ajuda-los a dormirem melhor nos meses de verão.

Temperatura do Quarto: A parte do cérebro que regula o sono funciona melhor a uma temperatura de 19 a 21 graus. Acima ou abaixo disso, o sono é menos reparador e com mais interrupções. Para atingir essa temperatura nos meses de calor, abrimos as janelas e recorremos ao ar condicionado, más com o bebê convém ter em conta algumas coisas.

  • As Janelas abertas e os ventiladores podem gerar correntes de ar, assim temos que colocar o berço a salvo delas.
  • Se o ventilador for de teto e com diferentes velocidades, é possível arejar o quarto antes de colocar o bebê para dormir e depois deixar o ventilador com a velocidade mínima necessária para manter um bom ambiente térmico.
  • Se temos ar condicionado, podemos liga-lo para refrescar o quarto, más quando o bebê for para o berço é melhor desliga-lo. O ar refresca as mucosas e pode dificultar a respiração.
  • Não é raro que com o calor os bebês durmam pior na hora do soninho da tarde. O ambiente tem grande influência na qualidade, duração e continuidade do sono.

O pijama do bebê durante o verão: o importante é que a roupa do bebê seja confortável. O ideal é que seja de tecido natural que facilite a transpiração, como o algodão. Você dever verificar que não haja botões no lado em que o bebê repousa e que as costurar interiores não incomodem.

Picadas de mosquitos: Para que os insetos não atrapalhem o sono do bebê, convém cobrir o berço com um mosquiteiro. A maioria dos repelentes usados na pele é desaconselhável, durante os primeiros meses de vida. Na dúvida, o melhor é não usa-los. Você pode usar os inseticidas que são conectados na tomada. Más você terá que ativa-lo umas horas antes e desliga-lo quando o bebê for para o quarto.

Que fazer quando o bebê transpira muito?

O bebê é mais sensível à temperatura porque tem mais superfície corporal que um adulto em proporção ao seu peso. Ao dormir passam por algumas mudanças hormonais que proporcionam a transpiração e isso é notado mais na cabeça e nas mãos. Não tem importância e não é necessário mais cuidados do que seca-lo suavemente.