As mudanças da cor na língua de seu filho podem avisá-la se alguma coisa não vai bem. No entanto, geralmente são leves transtornos e que, em muitos casos, não requer tratamento. O tom vermelho ou rosado que a língua normalmente tem pode empalidecer ou aumentar em algumas ocasiões.

O Que Diz a Língua do Bebê Sobre Sua Saúde:

Mais branca: Em mais de uma ocasião você vai ouvir um “diagnóstico” errado que não é nada mais do que uma crença popular que tem sobrevivido com o passar do tempo. Em alguns casos, na superfície da língua se acumulam restos de saliva que mostram um aspecto esbranquiçado, mas sem nenhum valor patológico. Raramente a língua com este aspecto e sem outros sintomas ou lesões na cavidade bucal é um indicador de que o bebê apresenta uma doença.

A gastroenterite. Em episódios de gastroenterite é produzida uma perda de líquidos, o que leva a temida desidratação. Nestes casos, além da secura da boca, a superfície da língua fica com um aspecto mais esbranquiçado como consequência do ressecamento das secreções salivares. Geralmente na fase da amamentação, a língua pode se tornar mais branca, neste caso, na forma de manchas.

É uma infecção produzida por um tipo de fungo, chamado cândida albicans, que se “instala” com frequência na cavidade bucal, afetando a área externa dos lábios e das bochechas e, em ocasiões, o paladar e a língua. Pelo seu aspecto parecem restos de leite, mas, ao tentar eliminá-los, você vai comprovar que estão aderidas e não se soltam. Não se assuste porque é uma infecção de escassa ou nula gravidade e geralmente não produz sintomas embora possa originar uma rejeição do alimento. Geralmente desaparece de maneira espontânea, mas recomenda-se um tratamento antifúngico para acelerar o processo.

Mais vermelha: A língua geográfica é outro transtorno benigno. Recebe esse nome pela aparição na língua de manchas de forma irregular, podem ser arredondadas, alongadas ou lineares, como se fosse um mapa. Não é conhecida a sua causa específica, embora as alergias ou a deficiência de vitaminas do complexo B poderiam estar relacionadas. Não deve ser motivo de preocupação porque é assintomática, não incomoda o bebê e não requer tratamento. As aftas provocam uma inflamação das glândulas salivares da língua e que se manifesta com um avermelhamento das bordas ou no dorso da mesma. As suas causas podem variar desde as deficiências na alimentação, especialmente ferro, ácido fólico ou vitamina B12, até as infecções virais, a sua origem mais frequente. Embora o seu tratamento dependa da causa, geralmente desaparecem de forma espontânea.

Culpa do medicamento: Se você notar uma mudança de cor na língua de seu filho, é possível que seja devido à ação de algum medicamento. Alguns fármacos podem manchar a língua, assim como os doces ou alimentos com corante. Por exemplo, os medicamentos com ferro podem dar um tom escuro sem indicar algum problema.