A cabecinha na sombra ou coberta com um chapéu. Isso evitará que o seu bebê sofra uma insolação.

O que é uma insolação?

A insolação é provocada por uma exposição solar direta, principalmente sobre a cabeça, que causa vasodilatação o aumento do tamanho dos vasos sanguíneos. Ao restringir o volume sanguíneo, causa fraqueza, dor de cabeça ou vômitos e, finalmente uma síncope ou perda da consciência, uma das principais características da insolação.

Quando o bebê é retirado da intensa ação do sol e é refrescado, ele recupera o seu estado normal. Os bebês lactantes e as crianças entre 2 e 4 anos tem maior risco de sofrer uma insolação porque o seu sistema de termorregulação corporal é diferente ao dos adultos. São mais vulneráveis porque o seu volume corporal de água é maior, o que significa maior risco de perda de água e desidratação. Você tem que tomar medidas extremas de proteção com os que têm a pele mais clara.

Como Agir Com o Bebê com Insolação:

Para reanima-lo, retire do sol e encontre uma área sombreada ou um lugar mais fresco, coloque-o de barriga para cima e tire a sua roupa. Para abaixar a temperatura corporal use pano umedecido em água fresca (nunca gelada) e se ele não perdeu a consciência, ofereça água ou bebidas isotônicas em pequenos goles.

Se passados 10 ou 15 minutos, ele permanecer apático, confuso ou delirante, e a sua temperatura continuar elevada e a sua respiração acelerada é possível que se trate de uma insolação. Nesta circunstância, você tem que buscar ajuda hospitalar urgente para evitar complicações.