O autismo é uma doença que afeta uma pequena porcentagem de pessoas na sociedade. Reconhecê-lo não é fácil porque seus sintomas costumam ser atribuídos à falta de atenção ou timidez. Identificar o autismo em bebês é ainda mais complicado, se possível. Em nosso site Bebês Dicas, te damos as dicas para fazê-lo.

Como Identificar Autismo nos Bebês

Os primeiros sintomas do autismo aparecem durante os primeiros anos de idade da pessoa, não antes dos 2 ou 3 anos. Ser introvertido, ter problemas de integração social ou não se expressar normalmente são algumas das suas manifestações que raramente notamos nos bebês. Em geral, o autismo afeta mais os meninos do que as meninas. Embora não haja cura, se um tratamento específico é seguido, seus efeitos são mitigados.

Uma criança autista demorará mais tempo para reconhecer a si mesma e o seu ambiente. Lhe custará emitir qualquer tipo de som, pode passar horas olhando fascinada para um objeto e não mostrará nenhum contato com seu ambiente. O autismo provoca ausências muito significativas na vida da criança. Normalmente, não são crianças que jogam, são incapazes de adquirir rotinas por conta própria e parece que não buscam nenhuma forma de comunicação com o seu ambiente.

O autismo faz com que as crianças realizem movimentos corporais estereotipados, como mover os braços compulsivamente. Costumam ter seus interesses muito marcados para algo concreto. Além disso, se uma criança autista percebe mudanças em seu ambiente, embora sejam imperceptíveis, se mostrará aflita e inclusive agressiva até consigo mesma.

Se algum dos pais acredita que identificou autismo em seu bebê, deve ir ao pediatra. Somente os médicos são capazes de determinar em que grau a doença afeta a pessoa e aconselhar um tratamento para mitigar os sintomas. Recomenda-se manter contato com associações de pais que se encontram na mesma situação. Também é muito importante que a família, os pais e outras crianças compreendam e tratem com naturalidade a doença e, assim, ajudem a criança autista a desenvolver suas habilidades.