Quando os bebês estão sendo alimentados, além de engolir o leite, engolem, também ar. Por isso, é necessária a expulsão dos gases para que o bebê não se sinta desconfortável com ar no estômago. Mas o que posso fazer para que o meu bebê expulse os gases?

Se o seu bebê estiver amamentando, faça-o arrotar toda vez que termina de mamar no peito; se, por outro lado, seu filho toma mamadeira, deverá arrotar a cada 60 – 90 ml. É normal que a criança solte um pouco de leite ao expulsar os gases, para evitar manchar as roupas, você pode colocar um lenço ou um babador de bebê.

Após essas considerações, a primeira coisa que você tem que fazer para ajudar o seu bebê a expulsar o ar, é colocá-lo em uma posição que exerça alguma pressão no estômago e, depois, com a sua mão, você deve esfregar ou dar pequenos tapinhas suaves nas costas para que a criança tenha um pouco de pressão nas costas. Em geral, existem três posições para a expulsão dos gases:

Dicas Para Acabar Com os Gases do Bebê

1. Sobre o seu ombro: coloque o seu bebê contra o peito e coloque o queixo dele no ombro; com uma mão, segure a cabeça e as costas, com a outra, dê tapinhas ou esfregue suas costas.

2. Com a face para baixo: coloque o seu bebê de costas no colo, coloque sua cabeça sobre uma das suas pernas deixando o rosto do bebê de lado, na outra perna coloque o estômago da criança. Em seguida, esfregue as costas ou dê tapinhas desde as nádegas até o pescoço.

3. Sentado: sente a criança em suas pernas com o corpo inclinado para frente. Segura seu peito e sua cabeça, enquanto com uma mão dá tapinhas. Se demorar mais de dois ou três minutos para arrotar, incline-o para trás com o peito direito e volte a esfregar as costas.

Cada bebê expulsa melhor os gases em uma posição diferente, você pode experimentar cada uma delas para ver com qual se sente mais confortável a criança.