Pedacinhos. Nesta idade, o bebê necessita de cerca de 1.000 calorias diárias para se abastecer de energia e nutrientes para crescer. Poucas quantidades por vez, organizadas em 5 refeições, 3 pratos principais e 2 lanches.

Aos 18 meses, o bebê pode compartilhar a comida da família sempre que tiver pouca gordura e pouco sal e sem pimenta. Verifique a temperatura, porque ele não vai falar e pode se queimar.

Com pedacinhos. Nesta idade, a boca de seu bebê está cheia de dentes e molares. Já pode mastigar pedacinhos e convém deixar fazê-lo. Deixe o processador para determinados pratos ou para quando ele estiver cansado. Dê a comida amassada com um garfo e a carne bem picada para se acostumar a mover a boca.

Luz Vermelha e Luz Verde para estes alimentos:

Alguns alimentos continuam sendo pouco recomendados para ele. São os embutidos, os queijos gordurosos e os frutos do mar. Os alimentos muito salgados e bastante gordurosos como as enchovas, os salgadinhos e as batatas fritas. A luz vermelha é mantida para as frutas secas e os doces duros pelo alto risco de asfixia.

No entanto, não é mais necessário triturar os alimentos com muitas fibras como os legumes e poderá comer alimentos com alto nível de nitrato, como o espinafre, o nabo e a beterraba. Também poderá comer frutas altamente alergênicas como as frutas vermelhas, pêssego e melão.

Apetite variável:

Não se surpreenda se observar em seu bebê um apetite mais moderado, agora que está em seu segundo ano de vida. Ele come em menor quantidade porque o seu ritmo de crescimento é menor. E está a caminho da idade do “não” e começa a gostar de desafia-la. A isso se soma um apetite variável, pode terminar o seu prato em um segundo, na hora do café da manhã e se ficar sem apetite nas demais refeições. Ou pode mostrar atração por um tipo de comida durante uns dias e de repente recusar.

Não tome isso como algo pessoal. Além disso, quanto mais forçar, menor comerá. Se o seu filho se nega a comer ou recusa um alimento, retire o prato sem insistir. Ofereça a comida mais adiante, quando tiver fome. Não deixe que se empanturre de biscoitos ou doces depois de recusar a comida. Por um lado, não convém que se acostume aos sabores doces.

E por outro, estes alimentos fornecem calorias, mas poucos nutrientes como vitaminas e minerais. Acredite que se você oferecer regularmente alimentos nutritivos e saudáveis, a sua dieta será equilibrada de forma natural depois de alguns dias, independente da quantidade que comer cada alimento.

O cardápio para os bebês de 18 meses:

Café da manhã: 120 gramas de cereais enriquecidos com ferro, com leite e pedacinhos de fruta fresca (meia banana ou alguns morangos, pedacinhos de pêssegos, etc) A Alternativa é oferecer uma torrada com queijo e geléia e um copo de leite.

Lanche da Manhã: um copo de leite integral ou um pedaço de fruta.
Almoço: 60 a 90 gramas de carne triturada ou em pedacinhos ou a mesma quantidade de peixe, 120 gramas de legumes cozidos com um pouco de batata ou macarrão ou arroz. Para a sobremesa, um iogurte ou um copo de leite.

Lanche da tarde: Meia torrada com queijo ou dois biscoitos integrais e uma fruta.

Jantar: uma fatia de presunto, uma torrada e salada ou um purê de legumes, o presunto pode ser substituído por pedaços de peixe, um ovo, uma salsicha de boa qualidade, etc. Para terminar, um copo de leite ou algum outro lácteo ou compota de frutas.