A partir do seu primeiro ano, o seu filho poderá começar a usufruir deste prazer para o paladar. Como introduzir o chocolate na sua dieta de maneira saudável? O seu sabor doce e intenso o torna irresistível para o paladar da criança. Isso ocorre porque dos cinco sabores principais, amargo, doce, ácido, salgado e azedo, o segundo é o que é mais bem percebido. Enquanto vamos educando nosso paladar para ir aceitando os sabores e texturas, o mais desenvolvido no nascimento é o doce. Portanto, se o seu filho já soprou a sua primeira velinha, você já pode começar a incluir este “manjar” na sua alimentação para dar um toque diferente na mamadeira da manhã ou para “achocolatar” o seu lanche.

Benefícios e Riscos:

O chocolate, sendo rico em carboidratos, fornece a energia que as crianças, no período do crescimento necessitam para enfrentar o dia. Mas, além disso, é uma boa fonte de cálcio, mas se for “ao leite” e outros minerais como o fósforo e o ferro, e de vitaminas do grupo B. Mas o importante em sua composição são os flavonoides, um tipo de antioxidantes que tem a capacidade para neutralizar os radicais livres. Quanto mais puro, mais benefício é fornecido, em 100 gramas de chocolate preto há mais flavonoides que em 100 gramas de chocolate “ao leite”, porque a sua presença é diluída.

Mas essas virtudes não justificam banhar a sua dieta com chocolate. Um consumo excessivo está associado ao risco de obesidade, por seu importante fornecimento de gordura e açúcar. E por outro lado, leve em consideração que o problema muitas vezes está no produto. Ou seja, é melhor oferecer umas gramas de chocolate puro do que um bolo. Se for consumido sozinho, ingerimos gorduras insaturadas, mas ao misturá-lo com produtos industrializados, consumimos gorduras trans, que estão relacionadas com o desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares e com mais capacidade para engordar, do que qualquer outro tipo de gordura. Dizem os especialistas.

Idéias saudáveis e chocolates:

Para começar o dia:

  • Uma tigela de papinha de cereais com cacau.
  • Uma xícara de leite com chocolate em pó com biscoitos ou uma torrada.

No meio da tarde:

  • Um lanche com um pouco de chocolate.
  • Uma batida feita com leite de crescimento com chocolate.
  • Um biscoito ou cupcakes caseiros com gotas de chocolate.
  • Um iogurte mesclado com cacau em pó.

Claro, leve em conta que a variedade é uma das chaves da nutrição. Portanto, se a criança toma papinha de cereais de cacau para começar o dia, à tarde, você deve preparar um pouquinho de queijo, e não chocolate, por exemplo. Ao repetirmos o sabor continuamente, acostumamos a criança ao sabor doce em sua alimentação. Também é fundamental observar a hora que são oferecidos. O melhor momento para dar um pouco de alimento com chocolate é pela manhã e a tarde, nunca depois das 17:00 horas, o seu conteúdo de substâncias estimulantes, teobromina e feniletilamina, podem interferir em seu sono.