Deixar a chupeta é um momento importante para a criança. Mas como conseguir tirar a chupeta da criança sem que sofra muito? Vamos te dar as regras de ouro.

A criança já é maior e você pensa que chegou o momento do seu filho se separar da chupeta. Mas como convencê-lo a deixá-la? Separar-se da chupeta não é fácil para o pequeno. Aqui te oferecemos as regras de ouro para conseguir retirar a chupeta do seu filho sem que sofra nenhum trauma.

Dicas para o Bebê Parar de Usar Chupeta:

  • Escolha o momento adequado, um momento no qual você tenha tempo e paciência para apoiar o seu filho nesta difícil tarefa para ele.
  • Descubra se o seu filho está pronto para dar este basso. A idade indicada para deixar a chupeta é entre os 12 e 24 meses, quando a criança começa a se separar da mãe e encontrar satisfação em outras atividades, como nos brinquedos.
  • Uma vez que você tenha decidido tirar a chupeta do seu filho, comunique-o, preparando-o com antecedência para o acontecimento. Uma boa ideia para retirá-la é contar uma história, na qual, em um bom dia, como que por mágica, a chupeta desapareceu.
  • Escute suas reações: você deve permitir que ele expresse seus sentimentos, seu medo de não conseguir. Saber que tem a sua compreensão é muito importante para ele.
  • Esteja preparado para suportar sua crise e não ceder: chegarão momentos em que a criança vai chorar e pedir desesperadamente bela chupeta. Pedirá insistentemente, mas você terá que ser forte, porque uma vez dado o basso, não deverá voltar atrás.
  • Ofereça um substituto da chupeta: a criança deve ser recompensada com outra coisa, para demonstrar que tem ido bem e merece coisas melhores.
  • Não se surpreenda se, uma vez que você tirar a chupeta, o seu filho não mostrar nenhum interesse nela. pode ser o caso de que se sentir melhor seja para ele mais importante do que a renúncia a um objeto tão querido por ele até então.
  • Não fique zangado com ele e grite comparando-o com outras crianças que já deixaram a chupeta. Cada criança tem seu próprio ritmo.
  • Se à noite a criança está acostumada a dormir com a chupeta, introduza um novo ritual que seja agradável: uma canção de ninar, uma história, ou algo que ajuda a se separar serenamente no mundo, ao ficar dormindo.