Se o seu filho já come de tudo, você conta com uma grande vantagem para organizar o seu cardápio. Aproveite está ocasião para oferecer alimentos nutritivos e com baixo teores de gorduras.

O seu filho deve perder peso?

Se na curva de peso o seu filho está acima do percentual 85 e também um de vocês está acima do peso, o seu filho tem um risco quatro vezes maior de se tornar um adulto obeso. A obesidade deve ser prevenida desde cedo e umas das regras de ouro é não obriga-lo a comer.

Embora possa parecer surpreendente, muitas crianças obesas foram bebês obrigados a terminar o prato de purê. Este costume altera um delicado mecanismo inato nos bebês que o fazem recusar o alimento quando estão saciados. Os bebês são muito pequenos para seguir uma dieta restrita, mas para evitar que se transformem em um adulto obeso, devem perder peso agora.

Mas não faça por sua própria conta, o melhor é consultar um nutricionista para que ele recomende a dieta adequada para perder esses quilos a mais sem comprometer o seu desenvolvimento. Normalmente, o problema se resolve limitando o consumo de alimentos gordurosos e açucares, não excedendo as porções recomendadas de alimentos e especialmente, fazendo exercícios.

Ele deve comer o quê?

Ofereça alimentos nutritivos que não impliquem um fornecimento de gordura ou açúcar, massa, arroz e cereais, legumes (cozidas sem gordura), hortaliças, frutas, cereais, e frutas secas.

Use azeite de oliva como gordura principal, tanto para cozinhar como para tempero de saladas ou para colocar na torrada do café da manhã. Cozinhe com pouca gordura. Evite as frituras e inclua na sua alimentação pratos assados, ou cozidos a vapor, grelhados ou no micro-ondas.

Os doces devem ser limitados. Ele tem direito de desfrutar dos doces de seu aniversário, mas evitar comê-los dever ser um hábito. Não tire o pão, acreditando que vai engorda-lo mais. O que engorda não é o pão, más o recheio com o qual o comemos.

Forneça energia livre de gordura, é justamente o que ele necessita para se sentir saciado sem acrescentar muitas calorias a sua dieta. Segundo alguns estudos, as crianças que acompanham a sua refeição com pão apresentam menos problemas de excesso de peso.

Evite o excesso de lácteos, bastará o leite semidesnatado do café da manhã, dos iogurtes e de uma porção de queijo por dia. Os iogurtes podem ser incluídos no lanche, para ele se acostumar com a fruta como a principal sobremesa. Fuja dos molhos para saladas, especialmente se são muito calóricos, com maionese e ketchup.