Alimentos embalados a vácuo, a melhor opção. Os alimentos tem uma vida curta. Por isso, conserva-los e armazena-los corretamente permitirá que cheguem ao nosso prato em boas condições e tão frescos como o primeiro dia. O trabalho, as crianças, a casa, e o dia a dia, nos deixa com pouco tempo para fazer comprar e menos ainda para cozinhar. Conservar os seus pratos crus ou já cozidos é uma das melhores soluções para ganhar tempo sem desistir da qualidade em sua alimentação.

Por que a comida se deteriora?

Fatores como a luz, altas temperaturas e o contato com outros alimentos podem fazer a comida perder as sua propriedades. Outros aspectos, como o uso de utensílios de cozinha inadequados, a exposição dos alimentos a líquido ou o corte, quanto mais cortado, mais cedo estragará, são outros aspectos que podem acelerar a deterioração.

A colocação dos produtos na geladeira tem influência?

Sim, a temperatura da geladeira deve ter cerca de 5 C, mas isto varia entre as diferentes áreas do refrigerador. Coloque os produtos lácteos, embutidos e produtos cozidos em recipientes plásticos fechados na parte de cima, a área mais fresca. Coloque na área central da geladeira, os alimentos crus, como peixes e carnes. A parte inferior, a mais quente, é o lugar ideal para as frutas e as verduras frescas.

Qual a melhor maneira de conservar os alimentos?

Todos podem ser conservados tanto crus como cozidos, exceto os cogumelos, queijo fresco e o alho, que não devem ser congelados nem guardados para o seu consumo posterior. Podemos utilizar qualquer forma de conservação, mas algumas são mais convenientes que outras em função do tempo estimado até o consumo.

Assim, se você pretende consumir a comida em uma semana ou duas, a embalagem a vácuo é uma boa opção. No entanto, se o prazo for maior, é preferível congelar os alimentos. De acordo com os alimentos que vão ser congelados, devemos seguir passos diferentes.

Embalar o alimento em sacos ou recipientes adequados para o vácuo. Colocar no congelador. Quando você for descongelar, é conveniente fazer lentamente na geladeira ou no microondas. As verduras devem ser incorporadas diretamente sem descongelar. Marque bem os recipientes com o nome dos alimentos, a data do congelamento e o número de porções congeladas.

Quais as vantagens da embalagem a vácuo?

Prolonga a vida útil dos alimentos, já que elimina o oxigênio do recipiente e por tanto, faz com que os micro-organismos não podem crescer e se multiplicar. Na verdade, a embalagem a vácuo permite que os alimentos suportem até cinco vezes mais que os outros métodos de conservação. Por outro lado, vai ajuda-la a economizar tempo. Você pode organizar com antecedência as refeições, envasa-las, e levar á geladeira e comer os alimentos como se fossem recém-preparados.