Até que tenham cerca de dois ou três anos, as crianças costumam utilizar as duas mãos, sem uma clara predominância de uma sobre a outra, por isso que, no início, não é fácil saber se a criança é ou não canhota.

Nas crianças canhotas, o hemisfério direito do cérebro predomina sobre o esquerdo. Em parte, isso se deve a uma influência hereditária, embora isso não signifique que, se um dos pais é canhoto, a criança também será com certeza.

Truques para Saber se o seu Filho é Canhoto

Para saber se uma criança é canhota, não apenas você tem que se fixar na mão com a qual escreve ou com a qual come. É importante que você perceba como ele realiza outras atividades espontâneas, como tirar fotos, brincar com uma bola…

Por exemplo, fixe-se na mão com a qual a criança realiza essas atividades, porque podem te dar uma pista:

  • Folhear um livro.
  • Encher um copo.
  • Pular em um pé só.
  • Abrir a embalagem de doces.

O que Fazer se o seu Filho é Canhoto

Se, no final, você perceber que a criança é canhota, a melhor coisa que você pode fazer é ajudá-la a definir sua lateralidade. Ou seja, não o obrigue a escrever com a mão direita, porque será pior. É muito melhor que você ajude a criança a desenvolver sem problemas com a mão esquerda em todas as atividades diárias.

Isso é importante, porque se você forçar a criança, pode criar transtornos importantes, como dificuldades na escrita ou na leitura.

Ser Canhoto é um Problema?

Definitivamente não. Atualmente, ser canhoto não é um problema. É verdade que tudo é projetado para os destros, mas os canhotos rapidamente costumam aprender a se adaptar e, além disso, há todos os tipos de artigos projetados para os canhotos.

O único problema para a criança pode ser na escola, ao aprender a escrever, já que cobrirá com o braço todas as letras e, ao não ver a palavra que escreve, pode acabar cometendo erros. De qualquer forma, os profissionais da escola saberão como ajudá-lo.