As crianças têm, muitas vezes, medo do escuro. Pode-se dizer que esse medo é quase normal, mas se intensifica mais com o que veem na televisão e com o que ouvem das outras pessoas. Lembre-se de que os medos são induzidos e que eles não nasceram com esses medos.

Existem diferentes maneiras para que o seu filho não dê importância ao escuro. Para que, pouco a pouco, vá se acostumando vamos te deixar algumas dicas que servirão muito quando anoitecer e chegar a hora de dormir.

Como Acabar com o Medo do Escuro do Seu Filho

Boneco com Luz

É de noite e é uma tortura deixá-lo sozinho em seu próprio quarto. É muito simples ajudá-lo comprando um boneco que tenha luz. Alguns brinquedos de pelúcia são bastante práticos, e a criança pode acendê-los quando tiver medo e, assim, a luz o acompanhará. Pouco a pouco, perceberá por conta própria que não há nada a temer.

Luz Auxiliar Anti-Escuridão

Existem luzes no mercado que se conectam na tomada da parede e que automaticamente se ascendem quando a luz principal se apaga. São muito úteis, porque acompanharão seu filho quando estiver na hora de dormir e não iluminam muito, então a luz não será um incômodo.

Companhia Antes de Dormir

Brinque, conte uma história, riam juntos, que a criança sinta o seu carinho e compreensão. Inclusive alguma técnica “espanta monstros” sua pode servir. Talvez ajudá-lo com algumas palavras mágicas antes de dormir ou com um amuleto seu que o ajude a adormecer e que sirva como um placebo.

Jogos no Escuro

Fazer sombras com as mãos ou simplesmente brincar com as luzes apagadas, pode dar ao seu filho bastante segurança para passar à noite e sozinho. Que esses jogos sejam em sua companhia para que possa estar sempre tranquilo. Pode ajudar a luz que entra pela janela ou com uma lanterna.

Adesivos na Parede.

As estrelas que são coladas no teto e brilham no escuro são perfeitas para esses casos. E não apenas existem estrelas, mas milhares de formas que você também colar nas paredes que farão com que o seu filho não se sinta sozinho à noite.

Ajude-o a Enfrentar Medos

Caminhe com o seu filho ao redor do quarto e verifiquem juntos cada canto do mesmo para garantir que efetivamente não existe perigo algum. Obviamente que isso deve ser feito com uma luz auxiliar, mas nunca ligue a luz principal se tem medo, deve se acostumar com a luz sempre apagada.