Quando nos referimos ao sonambulismo, estamos falando de um transtorno que costuma ser bastante comum em crianças. Estatisticamente existem entre 10% e 30% das crianças que sofrem, especialmente na etapa que vai desde os três a seis anos. São muito poucos os casos em que se continua com o sonambulismo na idade adulta. Normalmente, são episódios vistos durante as primeiras horas de sono, na etapa não profunda. Os sintomas do sonambulismo são claros, se sentam na cama e se levantarão caminhando sem rumo. Normalmente, fazem isso com os olhos abertos, com um olhar fixo e com uma expressão ausente.

Como Tratar o Sonambulismo Infantil

O importante é que lembremos que, nessa situação, os pequenos estão totalmente adormecidos, mas se você perguntar o que aconteceu no dia seguinte, não vão se recordar da caminhada noturna. Alguns dos pequenos sonâmbulos falam ou sussurram sem fazer muito sentido.

No caso de seu filho sofrer de sonambulismo, você deve criar um ambiente seguro sem que existam riscos. Retire tudo o que possa provocar tropeços ou batidas, seus movimentos serão descoordenados.

Não tente acordá-lo, leve-o lentamente até a cama, mas sem forçá-lo.

Muitos profissionais consideram que existem diferentes tipos de insônia:

  • Causado por hábitos incorretos.
  • Por razões psicológicas.
  • Para causas psicofísicas.
  • Causado por alergia alimentar.
  • Insônia idiopática.

Os tratamentos contra a insônia procuram minimizar as causas desencadeantes, em alguns casos, são usadas técnicas cognitivas comportamentais, nesses casos é essencial levar em consideração a idade da criança para que possa chegar a compreender as instruções.

Foram criadas uma série de exercícios físicos simples que são realizados antes da hora de dormir, facilitando o aparecimento do sono. Nos exercícios é importante o balanço dos braços, a rotação da cabeça e o alongamento dos músculos.

Em certos casos, será conveniente realizar um tratamento muito mais estruturado.

Antes de realizar um tratamento, o profissional deverá conhecer o perfil do pequeno ou pequena.