Já faz algum tempo e o seu filho pede constantemente para dormir com vocês. É bom deixar? O que vocês podem fazer para que ele abandone esse costume? As crianças adoram visitar o quarto do papai e da mamãe e ficar para dormir. Com frequência, o que era acidental se transforma em habitual.

Seja qual o motivo, agora não há quem o tire dali, todas as noites ele tem alguma desculpa para fazer um pequeno ninho entre vocês. Vantagens? A criança se sente mais segura, dorme melhor e, portanto, não precisa chamar a mãe durante a noite. Mas, sem dúvida, tem inconvenientes que levam muitos pais a desejar que o filho se acostume com a sua própria cama o quanto antes, a falta de espaço, dormir mal noite após noite e a intimidade do casal. Além disso, se tiver irmãos, estes não vão ficar resignados em seu quarto e a sua cama pode se transformar em um autêntico acampamento.

O que fazer para tirar o costume de dormir em sua cama:

1. Fazer por hábito. Se o seu filho está acostumado a dormir com vocês há algum tempo, não basta pedir de um dia para o outro que ele mude de quarto, será necessário oferecer alguma motivação: Explique que como ele é maior irá dormir muito melhor em sua própria cama, terá mais espaço.

Você pode mudar a cama de acordo com o seu gosto, leve-o para escolher os lençóis, edredom, etc. Ele terá permissão para fazer coisas que na sua cama não é permitido, ler um pouco antes de apagara luz ou colocar um brinquedo entre os lençóis. Se nada funcionar e ele continuar levantando, vai ser preciso fazer um pacto. Toda noite que ele dormir em sua cama, desenhe uma cara sorridente para ser pendurada em seu quarto, se ele dormir com vocês, pendure uma cara séria. Quando tiver 10 caras alegres seguidas você dará um prêmio combinado previamente com todos (ir ao cinema, decorar o seu quarto com um pôster escolhido por ele, atrasar a hora de dormir em 10 minutos).

2. O medo. A partir dos dois anos é frequente as crianças ter pesadelos relacionados com a sua imaginação ilimitada, as histórias que leem ou as histórias que veem na televisão; também aparece o medo do escuro. Tudo isto faz com que se intensifique o temor de dormir sozinho e que as visitas à cama dos pais aumentem, Não há problema em deixá-lo em dormir na sua cama nestas ocasiões, assim estará demonstrando que compreende como se sente, mas se virar um hábito, é melhor procurar outras soluções para que não termine se transformando em uma necessidade. Para aliviar o medo de seu filho:

  • Deixe a porta de seu quarto entreaberta e uma luz suave no corredor que ilumine o seu quarto indiretamente, assim se ele acordar em plena noite verá que continua em seu quarto.
  • Se ele despertar angustiado, fique ao seu lado e o acompanhe até que esteja tranquilo. Manter uma rotina na hora de dormir, como ler um livro, pode ajudá-lo a dormir mais relaxado.
  • Se ele continuar assustado, coloque um colchão em seu quarto, ao pé da cama, e o deixe dormir ali. Desta forma, ele terá companhia, mas sem se acostumar a dormir com vocês.