Evite erros com a proteção solar. Os produtos com proteção solar são os melhores aliados para evitar os efeitos nocivos do sol. Para alcançar uma maior eficácia, é fundamental usa-los corretamente. Comprar o mesmo protetor solar para toda a família poder ser o mais prático e econômico, mas nem sempre é o mais adequado. É importante adaptar a proteção ao tipo de pele de cada um, ou seja, a capacidade da pele de absorver a radiação solar. Em geral toda a família deve utilizar um protetor alto nos primeiros dias de sol e depois abaixa-lo à medida que a pele for adquirindo cor. Nunca deve prescindir totalmente de proteção solar, mesmo se você e seus filhos estiverem bem bronzeados.

Para as crianças, é recomendado o fator 50 e para os adultos de pele clara, entre 30 e 50 FPS. Se você tem a pele escura ou negra, você precisa da mínima em torno de 10 FPS. Saiba que a proteção máxima alcançada é de 50, embora alguns laboratórios indiquem índices superiores.

Quando aplicar o protetor solar:

É um erro aplicar o protetor solar ao chegar à praia ou a piscina. O protetor solar tem que se fixar na pele antes da exposição, por isso deve aplica-lo uns 30 minutos antes de sair de casa e sobre a pele seca.

Em seguida, convém renovar a aplicação a cada 3 horas e depois de entrar na água ou praticar exercícios, se estiver suando muito. Não economize na quantidade e nunca use autobronzeador para se proteger do sol.