Os animais de estimação e as crianças são uma perfeita combinação. Hoje, explicamos as vantagens que representa um animal de estimação para os nossos filhos. Um animal de estimação ajuda na maturidade da criança, ensina o valor de adquirir um compromisso.

Vantagens de Ter um Animal de Estimação Com a Criança

Ao cuidar do animal, a criança estará desenvolvendo seu senso de responsabilidade e, para isso, também é necessária a ajuda dos seus pais para informá-lo sobre o seu animal de estimação e os cuidados que precisa. Os animais de estimação satisfazem o desejo de independência e de apoio dos pequenos e, por outro lado, a criança aprende a oferecer ajuda e proteção para o seu animal. Deverá aprender a não incomodá-lo enquanto come ou dorme, a limpar a caixa ou o prato de comida e a tratá-lo com delicadeza. Isso irá ajudá-lo a desenvolver um senso de responsabilidade.

É mais sensível e tolerante, porque chega a compreender as necessidades dos outros, assim como também suas diferentes formas de expressá-las. Através do seu animal de estimação, a criança compreende que, além das palavras, existem outras formas de transmitir carinho. Por isso, o contato físico, as carícias, os mimos e coçar o animal lhe permitem desenvolver a experiência tátil, proporcionando-lhe segurança em si mesmo e nas relações com os outros. Também existem vantagens em termos de estabilidade emocional. O ciúme do irmãozinho, por exemplo, é muito mais fácil de superar.

O fato de se relacionar com um animal que ladra e rosna, em vez de falar, constituí uma forma de assimilar as regras da comunicação não-verbal e desenvolve a capacidade de intuição.

Também aumenta a confiança da criança em si mesmo porque percebe que seus pais lhe confiaram o cuidado do animal de estimação e se sente capaz de fazê-lo muito bem. Embora, por outro lado, também seja muito importante que se sinta apoiado por sua família especialmente em momentos difíceis, por exemplo, quando o animal está doente ou nos momentos em que a criança não está em casa.

E, finalmente, e o mais importante, cuidar de um animal de estimação obriga a criança a se organizar e se disciplinar, de tal maneira que possa cumprir com seus deveres, cuidar do animal e ter seu tempo de descanso.