Após nove meses de gestação, o seu corpo já está se preparando para trazer ao mundo o seu bebê. Esta preparação não é nada simples, e implica que você tenha certas dores devido às contrações e também alguns sintomas antes de dar à luz.

Já te falaram sobre esses sintomas? A verdade é que muitas vezes ouvimos falar sobre eles e nos aterroriza simplesmente pensar em quanto vai doer e o quanto nos cortará… Em resumo, todo um conjunto de coisas que podem ser minimizadas com as tecnologias que nos ajudam a dar à luz sem sentir essa “temida” dor. Conheça essas técnicas.

Dicas e Técnicas Para Sentir Menos Dor No Parto

Epidural

Esta injeção é muito famosa nas conversas entre amigas grávidas. É uma anestesia que bloqueia as sensações de dor da cintura para baixo, porque é administrada na parte inferior das costas. Se você tomar a epidural, já não sentirá as dores das contrações, mas sim estará alerta para quando tiver que empurrar.

O bom é que não afeta o bebê, inclusive pode até ser benéfico aplicar a epidural antes de dar à luz, porque o bebê terá um bom suprimento de oxigênio, já que você não terá dificuldades para respirar. Também pode ser aplicada no caso de ter uma cesariana.

Parto na Água

Dar à luz na água é outra maneira de diminuir a dor, porque o espaço para o parto é mais íntimo, privado, sem tantas “ferramentas” médicas que te deixam mais nervosa. O contato com a água quente (entre 37º e 38°C) faz com que os músculos da cintura para baixo se relaxem, sentindo menos dor.

O nível de endorfinas aumenta, porque estar na banheira com água fará com que você se sinta mais relaxada; sentir as palavras suaves de quem te ajudará no parto (geralmente, parteiras com muita experiência nisso), além de ter a presença do seu parceiro (e inclusive ter por perto os seus filhos com mais de 7 anos para que participem e unir mais a família) vai tirar o estresse e as dores fortes das contrações, sem contar os benefícios que você sabe que dará ao seu bebê.

Bloqueio Espinhal

É uma injeção muito parecida com a epidural, mas seus efeitos duram muito pouco (entre 1 e 2 horas). É usada se o que você deseja é aliviar a dor rapidamente e com poucos efeitos após a aplicação. Os sintomas depois da anestesia podem ser dores de cabeça ou pressão arterial baixa, muito semelhantes aos que você terá com uma epidural.

Este método pode ser aplicado se o que você deseja é remover a dor das contrações e do parto (inclusive se é cesariana), mas não quer ter essa sensação que te dá a anestesia, como dormência, por exemplo.