Após nove meses de gestação, o bebê, conforme foi crescendo e se formando no útero, absorveu vitaminas e minerais. Uma vez que o bebê nasce, a mãe imediatamente deve iniciar um plano de dieta para não apenas recuperar a energia e os nutrientes perdidos durante a gravidez, mas também para garantir a qualidade e a quantidade adequadas de leite materno.

Dicas de Como Se Alimentar Após o Parto

Este plano nutricional deverá incluir porções extra de calorias (o mínimo em uma pessoa normal é 1.500, a isso é preciso adicionar cerca de 300 cal a mais) e outros 70 ou 80 gramas adicionais de proteínas.

Além disso, um dos minerais que mais absorve o bebê quando é gestado é o cálcio, por isso a mãe deverá recuperar os níveis baixos de cálcio, consumindo produtos que o contenham entre 4 a 5 vezes ao dia. O cálcio está presente em produtos derivados do leite, como iogurte, queijo, manteiga, etc.

Um corpo bem nutrido é aquele que inclui em sua alimentação diária muitas frutas e verduras, por isso que a dieta deve conter pelo menos uma xícara de verduras e uma de frutas.

O consumo de peixes e ovos, azeite de oliva e frutos secos proporcionará à mãe os ácidos graxos necessários e as vitaminas para reparar as perdas de nutrientes, assim como para estimular a produção de leite de boa qualidade.

Também é importante consumir muito líquido, que tem efeitos antioxidantes e diuréticos, além de ajudar a produzir leite; oito copos por dia, pelo menos, e não apenas água, mas sucos naturais.

Tudo isso não nos fará ganhar peso, mas o contrário. Através da produção de leite e amamentação, estimula-se a perda de peso entre 4 e 5 quilos, também estimula-se que o útero retorne ao seu tamanho original e a regulação do sangramento pós-parto, o que dura em média 40 dias.