Se você tem amigas próximas que estão grávidas; chegará logo o chá de bebê! Então, muitas coisas podem cruzar a sua cabeça, enquanto tenta pensar sobre como organizá-lo, quanto dinheiro juntar, como decorar e com o que presentear. É toda uma bagunça!

A primeira coisa que você deve saber é que um chá de bebê é organizado mais ou menos um mês antes da mãe dar à luz, até mesmo um par de semanas antes. Neste momento já se sabe com quase 100% de certeza o sexo do bebê, então escolher o tema e as cores da decoração é uma tarefa fácil.

Se é uma menininha, podem ser usadas as cores rosa, laranja ou lilás suave; se é um menininho, então um verde pastel ou um azul céu será maravilhoso. O ponto é que tudo tenha a mesma cor: o bolo, os balões, as toalhas de mesa, os guardanapos… Tudo deve se ver lindo e de maneira uniforme.

Tudo o que Você Precisa para uma Perfeita Organização Do Seu Chá de Bebê

O Lugar

Você pode organizar o chá de bebê ao ar livre, mas certifique-se de contratar os serviços de toldo no caso de haver muito vento ou chover um pouco. Fazê-lo ao ar livre te dará opções de decorar um lugar maior, colocar uma mesa mais ampla e as mesas distribuídas de uma maneira mais confortável.

Se o que você planeja é fazê-lo dentro de uma casa ou local, então recomendamos que que separe uma área específica para colocar os presentes e a mesa principal com os lanches. Pode ser um lugar perto da parede, de modo que ninguém esteja passando por perto e derramando a comida.

A Decoração

Muitas pessoas optam por painéis feitos de isopor (ou tencopor), mas acreditamos que passou um pouco de moda. Nós sugerimos guirlandas com a palavra “Bem-vindo/a”. Algo mais moderno, como o da imagem, resulta excelente: coloque palavras feitas de papel que certamente você encontra nas lojas especializadas em festas.

Se você quiser usar balões, há alguns que são inflados com hélio e ficam muito divertidos, porque você pode colocá-los nos cantos do lugar ou deixá-los livres até o teto.

Os Centros de Mesa

As mesas podem ser aproveitadas da melhor maneira para poder colocar centenas de detalhes, como um centro de mesa. Aconselhamos que faça você mesma com aquários, nos quais você coloca bolas de isopor (que atuam como bolhas de sabão) e patinhos de borracha. Claro, sempre e quando a temática do chá de bebê for de patinhos amarelos.

Os balões também podem ser aproveitados para fazer centros de mesa, colocando alguns inflados com hélio no centro de cada mesa com uma base para que não voem. As flores e plantas também são excelentes opções.

A Comida

Na verdade, a comida é básica em toda reunião, mas não deixe que esta questão te estresse. Nada de espetinhos muito elaborados, nem sanduíches que levem uma eternidade na cozinha. Você pode apresentar saladas de frutas, lanches de pastelaria ou rolinhos de presunto e queijo. A ideia é que os convidados não vão para comer, mas para passar um momento legal com a futura mãe. Um suco, limonada ou sangria para beber cairia muito bem!

O Bolo

Como sempre, o bolo é a parte central de toda festa. Você pode mandar preparar uma maquete muito linda e grande, e distribuir um bolo simples para que todos os convidados comam.

As Lembrancinhas

Esqueça as bonecas de cerâmica para presentear os convidados, estão muito fora de moda! Além disso, não servem muito, porque a maioria das pessoas que as recebem as guarda na gaveta dos esquecidos ou jogam no lixo.

O melhor é entregar recordações úteis, como os comestíveis. Alguns biscoitos, bombons ou mini cupcakes são os que estão muito na moda entre os chás de bebês modernos. Você pode fazê-los ou mandar prepará-los.

Os Presentes

De qualquer forma, tem que haver um GRANDE presente, ou vários, dentro da celebração. Para isso, você pode fazer um poço comum entre os vários fornecedores; tire um aproximado do valor do presente e distribua tudo isso entre diferentes pessoas que estejam dispostas a colaborar.

Podem ser R$ 20 ou R$ 40, dependendo do bolso de cada um. Compre o carrinho de passeio, o andador, a banheira ou a cadeirinha para o carro. Ah, e não esqueça de comprar muitas fraldas com o dinheiro extra da coleta; você pode fazer um lindo bolo de fraldas adornado com artigos básicos para o recém-nascido. Sempre são úteis!