No início da gestação, os seios da mãe começam a inchar, os seios podem aumentar pouco a pouco vários tamanhos até o final da gestação, o que com uma hidratação adequada não lesionará o tecido aparecendo as estrias, mas o que acontece quando se começa a amamentar.

A amamentação do bebê não lesiona o tecido mamário, o seio materno foi crescendo gradualmente e se manterá assim por outro período de tempo, aproximadamente 3 meses depois do nascimento do seu filho, quer você amamente ou não, os seios diminuirão tamanho, podendo até se tornarem um pouco menores do que o tamanho que tinham antes da gravidez.

Essa diminuição do tamanho dos seios deve-se ao fato de que, durante a gestação, o tecido glandular onde é armazenado o leite (seios galactóforos) foi crescendo deslocando a gordura que havia no seio, e esta gordura às vezes não é recuperada. É aconselhável desmamar o bebê pouco a pouco para que o tecido glandular também seja reduzido gradualmente e a pele não sofra tanto.

Cuidados Com Os Seios Maternos

  • Use um sutiã que sustente todo o peito, evite o uso de aros ou arcos, o sutiã não deve exercer muita pressão nem ficar muito solto, de tal maneira que sirvam de ajuda para os ligamentos que sustentam o peito. Conforme o tamanho dos seus seios muda, você deve ir trocando de acordo com o seu tamanho.
  • Evite a higiene excessiva dos seios, então, depois de amamentar lavar uma vez por dia é suficiente, e antes de amamentar, limpe a área, evitando usar sabonetes que tendem a ressecar a pele.
  • Quando você amamenta, faça isso com frequência ou retire o excesso de leite com uma bombinha de leite para que os seus seios não fiquem congestionados e os tecidos e ligamentos não exerçam tanta pressão. Além disso, utilize um sutiã de maternidade que conta com uma janela para poder tirar o seio, sem necessidade de oprimi-lo.
  • Hidrate a sua pele, com cremes à base de aveia e vitamina E que favorecem a elasticidade da pele.
  • Ao tomar banho, alterne o uso de água quente e fria com a finalidade de beneficiar a circulação sanguínea.