A recomendação de repouso absoluto durante a gravidez é uma medida que não está isenta de polêmica, aproximadamente cerca de 20% das mulheres grávidas são obrigadas a permanecer na cama durante algum tempo para evitar riscos ao desenvolvimento do bebê. Os motivos pelos quais os médicos podem recomendar o repouso absoluto estão relacionados com a gravidez de alto risco, más existem outras razões.

Quando é necessário que a mulher grávida fique em repouso:

Diversos motivos podem levar uma mulher grávida ao repouso com as moléstias que isso implica. Permanecer na cama durante um tempo prolongado na gravidez é muito incomodo, sobretudo pelas dores musculares e pelo desânimo de não poder fazer nada. Más em muitas ocasiões este repouso absoluto é necessário para evitar riscos na gravidez.

Geralmente se recomenda o repouso absoluto nos casos de hipertensão, de alterações no colo do útero, de problemas com a placenta, de antecedentes de parto prematuro ou de aborto espontâneo, de parto múltiplo ou de contrações antes do tempo. Embora o motivo mais frequente do repouso absoluto seja o sangramento vaginal.

Polêmica em torno do repouso absoluto:

O repouso absoluto é uma medida preventiva muito frequente, más recentemente está gerando bastante polêmica. Não está comprovado que seja o repouso absoluto que resolva este tipo de complicações da gravidez e que permanecer na cama, sem poder fazer nada não é a melhor solução para que a mãe mantenha um bom estado de ânimo.

De opinião contraria são aqueles que pensam que mais vale não correr riscos desnecessários e apesar de que permanecer em repouso é uma situação difícil de lidar, a mãe mantém o seu otimismo sabendo que com esse descanso está protegendo o seu bebê. Em qualquer caso, se o seu médico recomendou fazer repouso absoluto, os especialistas recomendam faze-lo com calma e manter o ânimo.

A melhor posição para ficar na cama é de lado, más terá que mudar frequentemente o lado para não se sentir tão cansada e procurar manter a sua cabeça ocupada com livros, revistas e recebendo visitas das amigas.