Você está de volta ao trabalho ou simplesmente precisa sair e não vai estar presente durante uma ou várias mamadas do bebê. A solução é ter um pouco de leite no congelador para que o seu bebê continue sendo amamentado durante a sua ausência. Como é resistente às bactérias, é fácil conservar o leite materno. Para isso basta lavar bem as mãos, extrair a mão ou com um extrator de leite, armazená-lo e congelá-lo.

Onde e quando?

Em um recipiente utilizado para alimentos. Pode ser um saco especialmente projetado para conservar o leite materno ou um pote de vidro ou de plástico duro. É conveniente que seja de tamanho pequeno, com a boca ampla e fácil de limpar e fechar. Não é preciso esterilizá-lo, mas lave com água e sabão, enxague em seguida e deixe secar.

Geladeira ou freezer:

Antes de armazenar o leite, coloque a data da extração no recipiente para calcular a sua validade. O leite recém-extraído e guardado em um recipiente fechado se mantém em temperatura ambiente (24 C) até 8 horas. A menos de 5 C, pode durar 2 dias, e se não vai utilizá-lo neste período, é melhor congelar imediatamente para que dure várias semanas, até meses. No entanto, uma vez descongelado, deve ser mantido na geladeira e consumido em um prazo de 24 horas. Não volte a congelá-lo.

Como esquentar:

Quanto à técnica de aquecimento e descongelamento, colocar sob a água fria da torneira e ir aumentando a temperatura do jato, ou submergir o recipiente em outro com água quente, mas não aqueça diretamente no microondas. Depois é preciso agitar bem antes de usar.