O cálcio, as proteínas e os micro-organismos essenciais para a saúde. Essa é a grande base do iogurte e as que o transforma em um alimento essencial na dieta da criança a partir dos 6 meses.

Os Benefícios para a sua saúde do seu bebê:

O iogurte, como o leite, é uma das fontes de cálcio e proteínas de excelente qualidade mais importante da dieta. Mas, também tem outras vantagens:

Contém quase 100% mais de ácido fólico, uma vitamina básica nas fases de crescimento. A sua ingestão é mais simples, porque as proteínas lácteas já foram parcialmente digeridas pelas bactérias lácticas, e a lactose no leite é transformada em ácido láctico.

Por essa razão, as crianças com intolerância a lactose não costumam ter problemas para digerir o iogurte. Os micro-organismos contidos são capazes de regenerar a flora que habita em nosso intestino e que desempenha um papel muito importante para a saúde do organismo.

A ação desses micro-organismos também faz que a biodisponibilidade dos minerais e oligoelementos presentes no leite seja maior. O consumo do iogurte reduz a duração das diarreias, especialmente as que afetam as crianças pequenas. A OMS recomenda substituir o leite por iogurte no tratamento deste transtorno. O seu consumo regular parece melhorar os sintomas da alergia respiratória e inclusive, de alguns tipos de alergia alimentar.

Quando dar iogurte para o seu bebê?

A partir dos 6 ou 8 meses você pode fornecer ao seu bebê iogurtes especiais, elaborados com leite adaptado. Não faça isso com frequência, porque o alimento mais importante nessa idade é o leite, lembre-se que ele deve continuar tomando ao menos meio litro por dia, até o seu primeiro aniversário. A partir de um ano você poderá dar iogurte integrais e naturais sem açúcar.

Evite os que contêm corantes artificiais, alguns com sabor de frutas, e os que contêm musli e frutas secas, reserve para quando tiver, ao menos, 3 anos e já não haja perigo de se engasgar. A partir desta idade você poderá substituir os iogurtes integrais pelos elaborados com leite semi e desnatado. Evite sempre os do tipo light, que contém adoçantes artificiais.

E lembre-se de verificar a data de validade. O iogurte não estraga, mas os micro-organismos morrem e a sua qualidade diminuí com o passar dos dias.