A grande novidade da alimentação do bebê de 10 meses é o peixe e os legumes. Vamos ver como poderemos acrescenta-los em seu cardápio. A comida do bebê de 10 meses vai ganhando mais variedade. Já não convém que você dê purês muito triturados e finos para ir se acostumando às texturas mais grossas.

Prepare o seu purê no vapor, micro-ondas, forno ou no grill e acrescente algumas gotas de azeite, mas nada de sal ou açúcar. O pediatra indicará como organizar o seu cardápio de acordo com o seu ganho de peso e crescimento. As pautas serão parecidas ao que sugerimos abaixo.

  • Café da manhã. Mamadeira de leite de crescimento com cereais.
  • Almoço. Purê de verduras com 30-40 gramas de carne (bovina, frango, peru) alternando com peixe na mesma quantidade ou a gema de um ovo duro. Também pode substituir a batata do purê por lentilhas ou grão de bico misturado com os vegetais para que o purê fique mais leve. É importante que sejam descascados, eles não podem ainda digerir a pele de alguns legumes. Tempere com algumas gotinhas de azeite e nada de sal. Para a sobremesa, dê um iogurte para bebê ou um pouco de leite de crescimento.
  • Merenda. Papinha de frutas com um biscoito para bebê complete com um pouco de leite de crescimento ou iogurte para bebê. Lembre-se de deixa-lo brincar com a comida, comendo alguns pedacinhos.
  • Jantar. Uma mamadeira de leite com cereais. Se o seu bebê come pouca quantidade de purê ao meio-dia ou se está muito gordinho, pode ser que o seu pediatra aconselhe a dar purê no jantar e eliminar os cereais.