Introduza o queijo. Os riscos de intolerância e alergia estão longe, e o seu bebê assimila cada vez melhor uma grande variedade de alimentos. Nesta última fase antes de seu primeiro aniversário, dê a ele queijo para provar. O bebê já têm seus gostos próprios. Se você o acostumou a comer variado, ele gostara de provar novos sabores. Uma atitude importante para que a sua nutrição seja equilibrada e saudável. Agora, não fará falta o purê triturado no liquidificador. Basta apenas amassar com um garfo e acrescentar carne picada, se é o que ele gosta. Neste mês o seu pediatra irá dar sinal verde para que você dê queijos. Também poderá dar outros conselhos sobre a sua alimentação, de acordo com o seu desenvolvimento. Em linhas gerais, a sua dieta se parecerá com o seguinte:

Café da Manhã. Uma mamadeira de leite de crescimento com cereais.

Almoço. Purê de verduras com carne ou peixe (umas 40 gramas) uma gema mexida ou cozida. Você pode alternar a batata do purê com macarrão, arroz ou legumes amassados. Para a sobremesa, leite, iogurte ou compota de fruta.

Merenda. Alterne a papinha de frutas com pedacinhos de requeijão ou queijo fresco sem gordura. Você também pode dar iogurte se desejar. Natural e integral. Controle o fornecimento de açúcar.

Jantar. Você já pode começar a variar também o seu jantar com sopa de legumes com macarrão ou arroz, peixe esmagado com um pouco de purê, etc. Escolha a sobremesa de acordo com o que ele comeu no meio do dia e na merenda: fruta esmagada, iogurte, uma mamadeira de leite ou um pedacinho de queijo fresco.