A partir do primeiro ano, o bebê já comerá quase de tudo e você poderá adaptar a comida da família para ele. Nós Indicamos como. No primeiro ano, o bebê poderá comer quase todos os alimentos que fazem parte da nossa dieta. O seu pediatra irá indicar que você já pode oferecer o ovo inteiro, as carnes mais gordas como a de vaca, presunto, lombo de porco e peixe. As frutas mais alergênicas, como os morangos, pêssegos, kiwis, abacaxi e manga, não devem criar problemas. Mas se houver casos de alergias em sua família, convém estar atenta. Tenha um cuidado especial com as frutas vermelhas. Além disso, ele já pode comer alimentos crus na salada, tomate, alface e cenoura ralada.

Experimente em pequenas quantidades e não insista se notar que ele não gosta no momento. Ele vai se acostumar. Prepare a sua comida com pouco azeite, sempre de oliva, e continue controlando o sal e o açúcar. Passe o alimento pelo amassador de batatas, ou amasse com um garfo. Evite os alimentos com muito nitrito, alcachofras, nabos, espinafres e repolhos, até os 2 anos de idade. Deixe para esta mesma idade os embutidos, frituras e outros alimentos pesados e mais açucarados.

Ele também não deve tomar bebidas com gás ou açucaradas. O cardápio tem que ser equilibrado ao longo do dia. Se você der peixe no almoço, ofereça um ovo a noite. A fruta deve estar presente ao menos em 2 das 4 refeições e o leite segue sendo o rei dos alimentos. Ele deve tomar meio litro de leite ou produtos lácteos todos os dias. Alguns bebês comem melhor o alimento macio e com pouco sabor. Outros gostam dos sabores fortes, presunto, cebola, alho e queijos curados. Agora ele pode comer todos, exceto os muito gordurosos e as frutas secas. Seu cardápio deveria abordar o esquema seguinte.

  • Café da Manhã. Uma mamadeira de leite com cereais.
  • Almoço. Purê, macarrão ou arroz com uma omelete, peixe amassado ou carne picada misturada com purê. Para a sobremesa uma fruta amassada ou um iogurte.
  • Merenda. Pedacinhos de queijo com um pouco de pão ou uma papinha de frutas com biscoito ou um iogurte batido.
  • Jantar. Uma sopa de macarrão com ervilha, omelete com presunto e queijo ou peixe com purê. Você também pode dar um pouco de arroz com tomate. Termine com um copo de leite ou qualquer sobremesa que ele não comeu na refeição anterior.