A partir dos seis meses, o bebê começa a comer os seus primeiros alimentos sólidos. O pediatra indicará os passos a seguir, que não serão muito diferentes do que você já segue.

Os primeiros alimentos do bebê são bastante suaves. Mas não se preocupe com isso. Devem ser assim e eles vão gostar. Este é o esquema básico do cardápio para esta idade.

Desjejum: uma mamadeira de leite, com ou sem cereais, sem glúten, milho ou arroz.

Almoço: um purê de legumes que ele irá provar um a um. A base do purê é um pedaço de batata, você pode acrescentar cenouras, ervilhas, abobrinhas, feijão verde, batata doce ou abóbora. Dar pequenas quantidades e oferecer uma mamadeira de leite para terminar.

Merenda: uma compota de maçã, banana ou pera com uma mamadeira de leite em seguida.

Jantar: Uma mamadeira de cereais sem glúten.

Os ajustes sobre este cardápio dependerá do crescimento do bebê. Por exemplo, se é gordinho, o pediatra recomendará mais purês de legumes e menos cereais, se acorda cedo, mais cereais na mamadeira da noite. Comece com pouca quantidade de purê de textura suave, sem sal. Para começar, bastarão poucas colheradas. Se notar que ele custa em mover o conteúdo da colher na boca, acrescente um pouco de água ou de leite. Você pode oferecer os alimentos na temperatura ambiente, ou inclusive frios. Também pode aquecer um pouco, um costume que responde mais ao gosto dos adultos que dos bebês e não melhora a digestão.