A partir dos 9 meses, poderá cozinhar algo mais para o seu bebê. Mas sempre com prudência e paciência.

O seu bebê está cada vez mais ativo. Se mantém sentado, se arrasta pelo chão e talvez já fique de pé. Ele precisa comer alimentos que forneçam mais energia, como o arroz e as massas.

O seu pediatra vai indicar uma pauta de alimentação de acordo com o seu desenvolvimento. Ela será semelhante a seguinte:

  • Café da manhã. Uma mamadeira de leite de crescimento com cereais.
  • Almoço. Um purê de verduras (batata, abobrinha, cenoura, abóbora, ervilha) com 30 gramas de carne picada (frango, carne ou peru) ou gema de ovo. Duas ou três vezes por semana, você pode substituir a batata por arroz ou macarrão um pouco passados do cozimento para que fiquem macios. Você também pode acrescentar umas gotinhas de azeite de oliva virgem. Não coloque sal. De sobremesa, um iogurte para bebê ou um pouco de leite de crescimento.
  • Merenda. Se o seu bebê gosta de levar pedaços de comida à boca. A hora da merenda é o momento ideal para ele fazer isso. De vez em quando, prepare alguns pedacinhos macios de frutas, como uvas descascadas, pedaços de tangerina sem pele, cenoura cozida e biscoito. Em seguida, dê a sua papinha de frutas ou compota e um pouco de leite de crescimento ou um iogurte para bebê.
  • Jantar. Uma mamadeira de cereais com leite de crescimento.