O seu bebê não dorme, está inquieto e chora? Dê o peito a ele. O leite materno contém triptofano, um aminoácido fundamental para conciliar e regular o sono. O leite materno é o melhor sonífero natural par o seu bebê. Além de saciar, fornece o triptofano, um aminoácido envolvido na composição da serotonina e da melatonina.

A serotonina é um neurotransmissor cerebral que é abundante em áreas do cérebro responsável pelo estado de ânimo e do sono. E a melatonina, um hormônio sintetizado a partir da serotonina, tem, entre outras, a função de sincronizar o sono com os ciclos claro e escuro. O seu leite é tão perfeito e adaptado às necessidades de seu bebê que a sua composição varia ao longo do dia. Assim, contém maior quantidade de triptofano nas mamadas noturnas. Por isso, acredita-se que este aminoácido não somente ajuda a dormir, mas também a discriminar o dia da noite.

Mais triptofano na sua dieta:

Com a alimentação pode favorecer a presença de triptofano em seu leite. É tão simples como dar preferência a certos alimentos. São encontrados em muitos outros.

  • Cereais como o arroz, a soja, o trigo e a cevada.
  • Vegetais, feijão, lentilhas, grão de bico, alface e tomate.
  • Frutas secas como amêndoas, nozes e amendoim.
  • Frutas como banana e uvas.
  • As sementes de abóbora.