Aqui estão as resposta às perguntas que toda mãe novata faz quando chega a hora do banho.

Quando se pode dar banho?

Alguns pediatras recomendam lavar a seco com uma loção de limpeza até que caia o cordão umbilical, mas outros não desaconselham um banho com cuidados especiais, para manter a área do cordão bem seca. Após perder o cordão, a hora do banho se transforma em um ritual muito apropriado para relaxar o bebê antes de mamar e para que durma placidamente, ou para despertar pela manhã, os mais dorminhocos.

Qual a temperatura da água?

A temperatura deve ser agradável dentro e fora da água, entre 34 e 37 C para a água e de 22 a 25 C para o quarto. Quanto à banheira, tem que ser adequada para a idade do bebê e com água suficiente para cobrir a sua cintura, evitando assim o seu resfriamento.

Como mantê-lo na banheira?

Coloque uma mão debaixo de suas nádegas e deixe que suas costas descansem em seu antebraço. Também poderá utilizar uma banheira ergométrica.

Eu devo usar sempre sabonete?

Nunca passe diretamente sobre a pele, más na água. Lave o rosto, depois o corpo e as extremidades.

Como eu lavo o cabelo?

Deite a cabeça para trás, e passe em cima a esponja com água e xampu. Esfregue suavemente e enxague.

Eu preciso lavar os cabelos todos os dias?

A cada três dias, porque os bebês transpiram muito na cabeça e pode formar uma crosta.

Como limpo as orelhas?

Use cotonete de algodão para limpar a parte externa, más nunca introduza no ouvido.

Como limpo o nariz?

Só se aspira as secreções quando o bebê tem o nariz obstruído. É utilizado nestes casos, um dispositivo, constituído por um conjunto de tubinhos, uma extremidade é introduzida ligeiramente em seu nariz, enquanto a outra permite ao adulto realizar a aspiração. No meio, existe um recipiente onde se acumulam as secreções extraídas.

Posso utilizar um aspirador elétrico?

Se você usar um aspirador elétrico, tome cuidado para que a pressão exercida seja suave. Com um ou outro aparato, esta manobra deve ser feita com suavidade, para não causar danos a mucosa respiratória, e de forma intermitente, para que não haja um efeito ventosa e adere a mucosa, causando irritação e sangramento.

Como curo o umbigo?

Deve prevenir as infecções, mantendo a zona seca e limpa. Evite que se molhe, limpe a área com um antisséptico e cubra com gaze esterilizada. Quando finalmente cair, após dez dias, desinfete com antisséptico e deixe que receba um pouco de ar. Proteja o local com creme ou com um pouco de talco, até que a ferida do umbigo cicatrize completamente. Você não deve se preocupar se ele cair mais tarde. Más se você acha que existe infecção porque está vermelho e com pus e mau odor, consulte o pediatra imediatamente, pois vai precisar de tratamento.