Umas das primeiras coisas que chamam a atenção no bebê são os seus olhos claros, principalmente se na família todos têm os olhos escuros. Por quanto tempo os olhos vão ficar claros? Os olhos ficaram assim para sempre?

A cor dos olhos dos bebês recém-nascidos:

Os bebês geralmente têm olhos cinza azulado, mas o mais provável é que a cor vá escurecendo, até chegar a sua cor definitiva entre os seis e nove meses de idade. Se o bebê ao nascer tiver os olhos escuros, castanhos, essa cor será mantida ou poderá até escurecer mais para o preto. Os bebês que tem a cor dos olhos mais clara, cinza ou azul, a cor irá escurecer e terá a cor definitiva entre os seis meses e um ano. A cor da íris (a parte colorida do olho) é devida a melanina. Esta é uma proteína, expelida pelos melanócitos, que dão a cor a íris, ao cabelo e a pele. No recém-nascido as células produtoras da melanina, os melanócitos, são imaturas, e produzem melanina em quantidade limitada. Com o passar dos meses esta produção de melanina aumenta e escurece a pele, o cabelo e também os olhos.

Existe uma crença popular que relaciona a cor clara dos olhos do bebê com a duração do aleitamento materno. Ou seja, há pessoas que pensam que a cor clara dos olhos dos bebês é causada pela amamentação. Na realidade não existe nenhuma base científica neste pensamento. O que ocorre é que a duração normal da amamentação que é de 6 a 9 meses pode coincidir com o escurecimento dos olhos do bebê pelo amadurecimento dos melanócitos.

A ativação da produção de melanina pelos melanócitos esta relacionada à exposição ao sol. Inclusive em alguns adultos pode mudar a cor dos olhos em função da sua exposição ao sol. No recém-nascido os olhos são claros porque passaram os primeiros meses na escuridão dentro do útero materno.

A cor definitiva é determinada em grande parte geneticamente, mas provavelmente também podem influenciar os fatores externos como a luz. Conforme o tempo passa, se os melanócitos segregam uma pequena quantidade de melanina o bebê tende a ter olhos azuis. Se a quantidade é um pouco maior os olhos serão verdes, cor de mel ou de avelã. Se a secreção de melanina for maior será cor de café, castanho escuro ou preto.