O cochilo foi convertido em uma das recomendações por excelência dos pediatras, os bebês necessitam de muito descanso, para crescer de forma correta e equilibrada, fortes e felizes. Embora os bebês durmam bem à noite, para poder desfrutar do dia contentes e cheios de energia necessitam de parar a meia jornada para cochilar. Este deve prolongar-se entre uma e duas horas, menos tempo não bastam para recarregar as energias, e mais pode interferir no sono noturno.

Convêm manter este costume, pelo menos, até os 3 anos. Depois, como os bebês vão para o colégio, ficará mais difícil respeitar a rotina, más o mais saudável seria manter a soneca até os cinco anos.

Há bebês de um ano e meio que dormem por um tempo na parte da manhã e outro na parte da tarde, mas o normal é que nesta idade tirem um único cochilo e que este seja depois de comer. É que os carboidratos da comida exercem um poder relaxante sobre o cérebro, que estimula o organismo a descansar.

Energia e bom humor:

Então você já sabe, procure acostumar o bebê a cochilar diariamente. Graças a ele se recuperará física e mentalmente da atividade da manhã. Estará com melhor ânimo e aguentará até a noite bem disposto. Por outro lado, se não tira o cochilo, se mostrará irritado e choroso, durante o resto do dia e é possível que na hora de dormir, esteja cansado e com dificuldade para relaxar, e terá um sono menos repousante, por fim quando dormir, entrará em uma fase de sono profundo, onde ocorrem os sonhos ruins.

Criar o ambiente ideal:

Para que seja mais fácil de seu filho conciliar o sono depois de comer, você deverá criar um ambiente adequado. Deixe o quarto na penumbra, não completamente às escuras, para ele distinguir o sono do dia e o sono da noite.

Pela mesma razão, vista nele roupas confortáveis, que não seja o pijama. Se ele gostar, coloque uma música tranquila de fundo, algo que não costuma fazer a noite. Procure levá-lo para a cama, porque se dormir no sofá ou na sua cama, pensará que você deu sinal verde para dormir sempre ali.

Se apesar das suas tentativas, não conseguir fazer o seu filho tirar um cochilo, não o repreenda, nem insista, porque poderá deixa-lo nervoso. Melhor, oferecer alternativas ao sono que o façam ficar tranquilo em seu quarto, como ler historinhas, ver fotos, brincar com bonecos escutando uma música relaxante. Assim ao menos, ficará quieto por um tempo e repousará depois da comida.