A perda de apetite, choro frequente, salivação excessiva e a febre são sintomas típicos que o nascimento dos dentes provoca em seu bebê. Embora os dentes de leite começam a se formar na 12 semanas da gravidez, é por volta dos 6 meses, aproximadamente, que você verá a primeira pérola de leite brotar da gengiva de seu bebê. Ainda que o momento e ordem em que os dentes nasçam e os sintomas variam de criança para criança, estes são os mais comuns:

Febre. Qualquer processo inflamatório e de destruição de tecidos, como a erupção dos dentes, pode provocar uma febre baixa. Se passar dos 38, procure o médico porque provavelmente não tenha relação com os dentes, e sim com alguma infecção que necessitará de tratamento clínico.

Excesso de Salivação. A produção de baba da boca do seu filho aumentará substancialmente em seu terceiro mês de vida. Embora a razão fundamental para que molhe a sua roupa com esta substância viscosa é que ele não sabe traga-la, este momento coincide com o início dos movimentos nos núcleos dentários, o que causa a irritação e o desconforto e a baba atua como lubrificante.

Irritabilidade. Embora nem todos os bebês passem mal, a erupção dentária é um processo incomodo e para alguns, doloroso. É pior para os bebês menores, mais nervosos e irritáveis. É normal que nos dias anteriores a eclosão do dente se mostre de mau humor, sem apetite, com dificuldades para dormir e que chore por qualquer coisa.

Vômitos e diarreia. O sistema digestivo dos bebês é muito sensível a qualquer transtorno e as fezes se tornam mais moles nestes dias e pode acabar vomitando parte da comida. Se o processo se prolongar, consulte o pediatra.

Irritação no bumbum. O culpado é o excesso de salivação, que altera a composição da urina e das fezes, tornando-os mais ácidos e irritantes para a pele. Procure dar bastante líquido ao seu bebê, para que a urina não se concentre em excesso, troque a fralda mais vezes e deixe o bumbum respirar uns minutos em cada mudança.

Alívios Naturais para os sintomas da dentição:

O desconforto causado pelo nascimento dos dentes não pode ser aliviado por completo, mas você conta com alguns “remédios caseiros” e outros a venda em farmácias que aliviará substancialmente a dor que o bebê sente.

Aplique massagens circulares nas gengivas com uma gaze impregnada em água fria ou em chá de camomila frio, com o seu próprio dedo ou com um dedal especialmente projetado para esse fim, vendidos em farmácias e lojas de artigo para bebê.

Ofereça palitos de cenoura ou maçã descascada e bem fresca. O contato com a sua textura dura vai aliviar. Você pode dar também um mordedor que ficou um pouco na geladeira. O frio atua como analgésico e acalma a dor das gengivas. Atenção! Dissemos mordedor resfriado na geladeira, não no freezer, já que o gelo e as temperaturas excessivamente baixas podem queimar a pele.

Os analgésicos locais e cremes homeopáticos que são vendidos em farmácias não apenas aliviará pelo contato com a substância analgésica, mas também através das massagens que aplicará. Aliviar para que o desconforto seja o menor possível.