Suas mãos, camisa, lençóis e o no seu ombro. O seu bebê encharca tudo com a sua baba. Descubra por que surge este fenômeno e como pode fazer para evitar irritações na área da boca. O bebê completou apenas 10 semanas de vida e já começou a segregar esse líquido espesso e pegajoso que empapa as suas coisas.

As causas:

Embora seja certo que os bebês produzem mais saliva do que os adultos, a verdadeira razão que os faz expulsar para fora da boca é que ainda não aprenderam a engolir. Se estima que um adulto engula a cada quatro ou seis minutos durante o dia e a casa sete ou oito durante a noite. Enquanto isso, um bebê não o faz mais que quatro vezes a cada hora, e toda a baba que não engole sai pela boca.

O mecanismo pelo que o seu bebê engole o leite do seu peito não é igual, pois ao mamar, ele deve fazer um esforço com os músculos de sua boca e sabe que todos os movimentos de sucção devem ser seguidos de uma deglutição. É por isso que alguns bebês babam menos se chupam chupeta, mas o seu uso pode aumentar a irritação da área da boca por causa do material que são fabricadas.

Os dentes e algo mais:

O aumento da salivação coincide com dois momentos chaves no crescimento do bebê, a erupção dos dentes e mais adiante, a introdução da alimentação complementar.

Os dentes. Embora o primeiro ainda vá demorar uns meses para nascer, a partir do terceiro mês de vida são produzidos movimentos nos núcleos dentários, embaixo da sua gengiva, o que causa irritação e desconforto. A saliva atua como um lubrificante e contém enzimas que combatem as infecções. Por isso sua produção de saliva aumentará cada vez que sair um dente. A idade que o bebê começa a engolir a sua saliva com normalidade varia muito.

Se considera normal até os 18 meses e não é estranho que uns bebês babem mais que outros. Se apresenta outros sintomas, como irritabilidade noturna ou regurgitações, consulte o seu pediatra para garantir que não tenha nenhum problema de saúde, pois os bebês com refluxo produzem mais saliva para proteger a boca do conteúdo ácido do vômito.