Pequenos cochilos entre as mamadas. Os bebês não dormem como os adultos. O seu ritmo de sono vai demorar em torno de um ano para chegar perto do sono do adulto.

Ele não dorme como você.

Antes de se preocupar se o bebê dorme bem, você precisa saber que o seu sono não é exatamente igual ao seu. Em adultos o ritmo de dormir e despertar estão claramente ajustados ao período de 24 horas, ritmo circadiano, o que significa que o período de sono principal se dá durante a noite. Ao contrário, os bebês dormem em períodos de 3 ou 4 horas, independente de que seja noite ou dia.

À medida que o tempo passa, o seu bebê estará desperto mais horas durante o dia e os seus ciclos de sono serão maiores durante a noite. A partir de um ano, ou mais tarde, o seu ritmo será de 24 horas, como os adultos. Outra característica do sono do bebê muito pequeno é a frequência de seus despertares noturnos. Além disso, o sono dos bebês tem outra peculiaridade, está dividido em duas fases.

  • Sonho ativo. Nele, o bebê faz ruídos e move a boca, tem uma respiração mais agitada e move os olhos e os membros.
  • Sonho tranquilo. O bebê dorme relaxado e profundamente, sem movimentos oculares e corporais e com uma respiração regular.

Nos primeiros meses de vida, o sono ativo ocupa praticamente a metade do tempo em que o bebê dorme. Gradualmente, o bebê irá amadurecer e o sono ativo irá reduzir até alcançar à proporção que ocupam em um adulto, 25 %. Por isso você não deve se preocupar se o seu bebê parece intranquilo enquanto dorme.

Ele dorme o suficiente?

Mas quantas horas um bebê necessita dormir? Isso depende da idade e das características de cada bebê. Tal como acontece com os adultos, alguns são mais sonolentos que outros. Para saber se o seu bebê descansa o suficiente você só precisa observa-lo durante o dia, se ele tem energia, está alegre e se comporta normalmente não tem com o que se preocupar. Os bebês já dormem quando estão em estado fetal, especialmente no terceiro trimestre da gravidez.

No ventre de sua mãe, presenteiam momentos de vigília seguidos de períodos de inatividade muito semelhantes às fases de sono dos recém-nascidos. Quando veem ao mundo dormem muito, de 16 a 18 horas. A cada 3-4 horas, ele despertará e pedirá comida. A partir dos 6 meses, continuam fazendo o mesmo, mas os seus momentos de sono por dia são mais curtos, até que complete um ano só precisam de uma longa soneca para recuperar as forças.