Alguns porque querem o melhor para você e para o seu bebê, outros porque acreditam que a experiência é um grado a mais porque usaram o mesmo método. Cada cuidado que você deve prestar ao seu filho virá acompanhado de um montão de conselhos. Nós contamos quais são os mais recomendáveis.

Cinco bons Conselhos para acertar nos cuidados com o bebê:

1. Ao dar banho manter o cordão umbilical. Dê banho no bebê diariamente, porque é um momento calmo, relaxante, de contato pele com pele, que beneficia o vínculo entre mães e filhos. Não o deixe durante muito tempo na água, evite molhar em excesso a área do umbigo e enxugue bem.

2. Ajudar a expulsar o ar. Durante a alimentação, seja no peito ou na mamadeira, o seu filho traga o ar, que chega ao seu estômago, o que pode provocar gases. Embora não seja obrigatório, é recomendável que os elimine. Deixe-o repousar uns minutos depois de comer, o posicione com uma leve inclinação para que o ar suba até a sua boca e o elimine.

3. Pegue-o em seus braços, quando ele chorar. Embora essa recomendação varie de acordo com o pediatra, é certo que os bebês ficam tranquilos nos braços e percebem o seu carinho. Embora seja muito pequeno para se acostumar.

4. A roupa apertada. Com frequência agasalhamos o bebê, porque ele tem as mãos e os pés frios, isto se deve a seu sistema circulatório, que ainda não está desenvolvido corretamente. Se está quente e rosado, não precisa de mais roupas. Como regra geral, ponha uma peça a mais do que de costume.

5. Dormir com luz e ruídos. Não abaixe as persianas, ou desligue a TV durante o dia. O bebê precisa apreender a conviver com os eles ou acabará confundindo o dia com a noite. “Os bebês não se acostumam a dormir nos braços em seus primeiros meses” lembra o pediatra. Assim você pode pega-lo nos braços, até que entre em um estado de sonolência e em seguida deixa-lo no berço.