O banheiro é um dos ambientes onde ocorrem mais acidentes com crianças juntamente com a cozinha. É o ambiente que contém elementos de risco que são fáceis das crianças manipularem, mas também é o lugar onde a sua curiosidade é tentada para abrir armários ou gavetas e descobrir o seu conteúdo. Os acidentes mais comuns ocorridos durante o banho são queimaduras, quedas, intoxicações por ingestão de produtos e ferimentos.

Como evitar acidentes com crianças durante o banho:

Um banheiro seguro para as crianças:

1. Para evitar queimaduras que ocorrem principalmente porque a água está muito quente, podemos instalar um termômetro de água, indicando a temperatura antes de colocar a criança.

2. Quedas, os escorregões das crianças na banheira e no chão do banheiro são muito comuns. Devemos manter o chão o mais seco possível em todo o momento e além disso, instalar um adesivo ou tapete aderente dentro da banheira para evitar quedas. Outra medida é colocar elementos de proteção ou alças para que a criança possa ser mais autônoma na banheira ou chuveiro.

3. Intoxicações, os cosméticos, cremes e outros produtos de higiene são muito a atraentes para elas e não é incomum experimentarem. É conveniente mantê-los fora do alcance das crianças colocando bloqueadores de portas e gavetas.

4. Feridas e cortes, as lâminas e tesouras são elementos comuns em banheiros e devem ser guardados longe do acesso das crianças.

5. Asfixia e eletrocussão, são acidentes muito graves que ocorrem quando o adulto não está supervisionando a criança no banheiro. É muito importante evitar sair do banheiro para atender ao telefone, para buscar a roupa da criança ou para executar outra tarefa. Estes pequenos momentos podem ter graves consequências.

O momento do banho pode ser uma ótima maneira de compartilhar um tempo com as crianças e também de diversão. No entanto, sempre devemos ficar alerta porque a criança está cheia de curiosidade e vai querer abrir a torneira ou descobrir esse novo pote de creme que foi deixado à vista. A prevenção e a adaptação do espaço às necessidades de nossos filhos são nossos melhores aliados para que o banheiro não se transforme em um lugar de perigo para as crianças, mas de diversão e relaxamento.