7 itens indispensáveis para o primeiro banho do recém-nascido:

O banho para muitos bebês pode chegar a ser o melhor momento do dia, uma experiência que o acalma e relaxa. Depois da queda do cordão umbilical, o banho do bebê vai fazer parte da sua rotina, ajudando-o a descansar e a relaxar. O momento ideal é á noite, embora cada família adapte os horários a sua escolha. A duração do banho deve ser de no máximo cinco minutos nos primeiros meses do bebê. Aos oito meses podemos deixá-lo mais tempo com brinquedos de borracha. O ambiente deve ter uma temperatura de 24 C e ter tudo o que vai ser usado à mão. Os itens imprescindíveis para dar banho no bebê:

1. Termômetro: A água deve estar a uma temperatura entre 36-37 C. Se não tiver termômetro podemos comprovar a temperatura da água mergulhando o nosso cotovelo ou o pulso, embora o termômetro seja sempre mais preciso.

2. Esponjas: Dê preferência às naturais, porque são mais macias e é recomendado usar duas de cores diferentes, uma para o bumbum e outra para o resto do corpo.

3. Gel de Banho e shampoo: podemos usar um gel que serve para o corpo e para o cabelo, o melhor é que seja específico para bebês, existe muita variedade no mercado.

4. Toalha: É importante que tenha capuz, para podermos envolver o bebê e não perder calor.

5. Trocador: É essencial ter a mão um trocador no banheiro, que estará com uma boa temperatura ou em um ambiente que tenha mais ou menos a mesma temperatura para evitar mudanças bruscas de temperatura.

6. Óleo: Quando o bebê estiver seco podemos massagear e hidratar a sua pele, é recomendado usar sempre óleo de amêndoa, pelos seus benefícios naturais.

7. Fralda e creme: uma vez que o bebê esteja seco e hidratado, coloque a fralda, somente em caso de irritação use o creme.
Conselhos para a higiene do bebê.

Depois do banho é muito importante secar bem o bebê:

Rosto: com uma toalha pequena e macia, secaremos a testa, as bochechas e o nariz, terminando com as áreas ao redor da boca até o pescoço, não devemos esquecer as dobrinhas.

Olhos: com uma gaze embebida em soro fisiológico, limpamos o contorno dos olhos do bebê. Sempre use uma gaze para cada olho e se possível frascos de soro de dose única.

Orelhas: nunca devemos introduzir nada no ouvido do bebê, pois podemos introduzir mais sujeira. Com um cotonete embebido em água morna remova suavemente a cera do ouvido externo.

Nariz: se o bebê têm mucos será um bom momento para aspirá-los com um pouco de soro e um aspirador nasal.