Finalmente, o seu bebê prematuro está em casa. Cuide dele com todo amor. Você precisa ficar atenta e paciente. Os ruídos e a aglomeração incomodam e muito estes bebês por que são especialmente sensíveis. Não é necessário proibir as visitas, mas tente espaça-las. Não deixe entrar muitas pessoas no quarto em que o bebê está e não permita que o passem de mão a mão. Eles precisam de tranquilidade e não podem ser perturbados.

Interpretar os sinais que o bebê prematuro envia é difícil porque o seu ritmo vai mudando e são um pouco imprevisíveis. A estabilização de seus padrões de comportamento é lenta, por isso é complicado saber se sente fome, se está cansado e se algo o está incomodando. Quando você tiver que movimenta-lo, faça com suavidade, fale baixo e docemente e faça-o sentir o seu coração. O contato com a sua pele o acalmará de uma maneira muito especial.

Cuidados especiais

Os bebês prematuros são mais suscetíveis a doenças e com mais facilidade do que os nascidos a termo porque são mais frágeis. Por isso é necessário tomar precauções. Para evitar as infecções é preciso dobrar os cuidados com a higiene em todos os aspectos relacionados ao bebê e evitar o contato com os germes.

Mais higiene: São muito efetivas as simples medidas como lavar as mãos, a cada troca, alimentação e evitar visitas de pessoas resfriadas ou com qualquer outra doença.

O ar fresco: As vias respiratórias dos prematuros são muito estreitas e se irritam com facilidade. Para manter o ar puro e limpo tente manter a casa livre de pó, ventile o ambiente com frequência e não permita o fumo.

Temperatura estável: A temperatura ambiente ideal é entre 21 e 25 graus. Estes bebês tem dificuldade de manter a sua temperatura corporal e também para se defender das temperaturas externas. Tome cuidado com as correntes de ar e com as janelas abertas. Quando fizer frio, use roupas que cubram os pés e durante as primeiras semanas use um gorrinho para dormir. Coloque o berço longe das fendas onde podem ter corrente de ar.

Como dar banho: No começo não é aconselhável dar banho todos os dias porque a sua pele é muito fina e delicada. O banho pode ser limitado a uma ou duas vezes por semana, e no restante limpe com um pano macio e úmido á área da fralda, o rosto e as mãos e onde puder encontrar restos de leite. Realize esta tarefa no quarto mais quente da casa, e se for necessário, use um aquecedor para aquecê-lo.

O sono do prematuro: Os bebês prematuros dormem muito mais que os nascidos na data, mas por períodos mais curtos, ou seja, despertam mais vezes. Além disso, o seu padrão de sono é mais imaturo, por isso as suas fases de sono profundo são mais curtas e as de sono leve, mais prolongadas. É normal que se movam e se assustem. A não ser que o médico indique o contrário, ele deve dormir de barriga para cima.

Em um berço pequeno se sentirá mais protegido e confortável. Se para o bebê nascido no tempo certo, é importante estabelecer rotinas para que aprenda a dormir, mesmo horário, mesmo ritual antes de dormir, com um bebê prematuro é ainda mais porque o seu sistema nervoso é mais instável e precisa de muita tranquilidade para se sentir seguro. Caso contrário, é possível que demore mais para conciliar o sono, ou seja, é mais difícil adquirir um ritmo de descanso regular, mas é tudo questão de paciência.