Durante os seus primeiros anos, cuidar da saúde da boca de seu filho e mantê-la livre das caries está em suas mãos.

1. Cuide da sua alimentação durante a gravidez, o seu filho precisa de doses diárias de vitaminas e minerais para desenvolver uma dentição saudável.

2. Não alimente o seu bebê no peito ou na mamadeira enquanto ele estiver dormindo. Não coloque líquidos açucarados, nem mesmo suco, em sua mamadeira, nem adoce a chupeta.

3. Procure uma dieta saudável e equilibrada que forneça todos os nutrientes necessários, uma alimentação inadequada nesta fase repercutirá na estrutura do dente, no amadurecimento do esmalte e a composição da saliva.

4. Lembre-se que mastigar é um exercício essencial: abandone progressivamente o liquidificador e o acostume a comer os alimentos esmagados com o garfo, ou em pedacinhos. Por volta do primeiro ano ele estará preparado para comer assim todos os alimentos macios.

5. Cuide de seus dentes de leite: as caries avançam mais rápido que os dentes definitivos, e qualquer alteração poderá afetar os definitivos. Estes cuidados são também indispensáveis para acostumá-lo a adotar bons hábitos de higiene dental no futuro. O dentista irá aconselhá-la sobre as escovas e os produtos mais adequados em cada fase.

6. Reduza o consumo de goma de mascar, geleias e de doces pegajosos, e das bebidas açucaradas.

7. Combine alimentos refinados e integrais, pão branco e integral, cereais brancos e cereais completos.

8. Comece cada refeição principal com uma salada variada. Ponha sempre no centro da mesa, o seu filho não tardará em prová-la se ver os outros fazê-lo. A fruta fresca também não deve faltar, três porções por dia é um bom número.

9. Acostume-o a comer devagar, mastigando e salivando bem os alimentos. A saliva exerce um efeito protetor contra as caries.

10. Cuide da limpeza dos dentes do bebê.