A alimentação é, na maioria dos casos, a causa da prisão de ventre, mas também é geralmente, a solução. As verduras, as frutas e as fibras são as chaves para cuidar da saúde intestinal de seu pequeno. Algumas crianças vão ao banheiro todos os dias, outros podem demorar mais de três a fazê-lo. A prisão de ventre não se reflete tanto ao número de evacuações que faz a criança, mas a dificuldade que tem para fazê-las. Cada um tem um ritmo intestinal diferente e enquanto uns podem evacuar a cada dois dias e não estarem constipados, outros podem fazê-lo duas vezes ao dia, mas com dor e muito esforço. Esses casos são considerados constipação.

Cuide da sua alimentação:

Na maior parte dos casos, a causa da constipação infantil são de origem funcional, ou seja, a causa é uma alimentação incorreta. Por isso, a sua dieta será a base tanto para prevenir como para reduzir este problema, quando aparecer. Ofereça a ele, diariamente alimentos ricos em fibras, frutas, verduras, legumes e cereais. Cuidado com o consumo de banana, batata, cenoura e arroz, alimentos classificados como adstringentes, como recomendam os especialistas, o seu filho deveria comer por dia cinco porções de frutas e hortaliças. Se não sabe como fazê-lo, tome nota dos seguintes conselhos.

  • Dê em jejum um copo de água morna e um suco de laranja com polpa e inclusive no café da manhã pão integral com geleia ou mel e 80 gramas de queijo fresco, antes de incorporar a sua dieta cereal integral, consulte o pediatra para saber qual a quantidade adequada. Pode alternar com biscoito de fibras integrais ou pão com azeite de oliva.
  • No almoço, pode dar uma salada, com espinafre, alface e nozes com azeite de oliva, arroz com pimentão,
    ervilha, tomate com pedaços de frango ou legumes grelhados, aspargos, abobrinha, berinjela, tomate e pimenta vermelha. Se as verduras não são o seu prato favorito, poderá camufla-las em um molho de macarrão com tomate e pedacinhos de abobrinha ou em uma salada de macarrão com alface, pimenta vermelha, tomate e atum.
  • Para o jantar, prepare pratos leves como peixe ao forno com rodelas de abacaxi, um purê de lentilhas ou rolinhos de presunto e alho-poró cozidos, junto com uma fruta. As mais adequadas são as peras, morangos, laranjas, ameixas, figos, abacaxi ou kiwi.
  • Procure aumentar o seu consumo de água. Uma ingestão adequada favorece o movimento intestinal, diminuindo a prisão de ventre.
  • Consulte o pediatra a possibilidade de incluir iogurte ou leite com efeito bífido em sua dieta e ofereça como lanche ou sobremesa.