As frutas secas contêm proteínas, vitaminas e minerais para o seu desenvolvimento, e, além disso, as crianças costumam gostar. Ofereça frutas secas, mas sempre respeitando a idade no início para evitar riscos, e em quantidade moderada. Amêndoas ou nozes, as frutas secas contém muita energia, mais da metade de seu peso são de gorduras insaturadas. Más, além disso, são ricas em proteínas, ácidos fólicos e outras vitaminas do grupo B, muito importantes para o cérebro do bebê, e minerais como o fósforo, o ferro e o potássio. Quanto às frutas secas, como as tâmaras, damascos, figos e ameixas, não só fornecem o açúcar, más também proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. Por tudo isso são recomendáveis na alimentação das crianças.

Antes de oferecer as frutas secas pela primeira vez, observe o seguinte:

  • Risco de alergia. Nozes, avelãs e amêndoas, podem desencadear reações na pele e respiratórias. Convém adiar a sua introdução até após os 2 anos. Em crianças com antecedentes de alergia, até os 4 anos. As frutas secas mais alergênicas e indigestas são o pistache, o amendoim e as nozes. Adie o seu consumo até comprovar que a criança tolera as frutas secas.
  • Asfixia. Entre 70 e 80 por cento dos casos de asfixias ocorrem por causa das frutas secas. Além do risco de asfixia, os pedaços podem lesionar o pulmão pelo óleo que destilam. Por esse motivo, a recomendação é não oferecer frutas secas inteiras até que a criança tenha completado 5-6 anos. O risco de aspiração pelas vias respiratórias é o verdadeiro problema que obriga a sua total proibição antes do 5 anos.
  • Controle do peso. São alimentos muito calóricos. Sempre devem ser consumidos com moderação.

Quando introduzir frutas secas na alimentação das crianças:

As frutas secas podem ser oferecidas a partir dos 2 anos, e nunca antes, mas sendo bem trituradas e em quantidades reduzidas, as amêndoas ou avelãs são perfeitas para acompanhar um iogurte ou mingau e as tâmaras, damascos e ameixas neutralizam o sabor ácido das frutas frescas. Para isso, deixe em água quente até ficarem macia e coloque pequenas quantidades no liquidificador.

Também experimente adiciona-las ao iogurte ou ao queijo fresco. Combinam perfeitamente com frango, peru e massas. Pelo seu alto teor de fibra, são aliadas ideais para combater a prisão de ventre. E se o seu filho é um fã de lanches, melhor um punhado de avelãs do que um saco de batatas fritas. Em comparação com os petiscos típicos, as frutas secas não contêm conservantes e calorias vazias.